Histórico

A Estação Ecológica de Bananal de acordo com o Decreto nº 26.890 de 12/03/1987, está situada no município de Bananal nas coordenadas geográficas: Latitude 22º 15′ a 22º 37º S. Longitude 44º07′ a 44º22′ W, com 884 hectares totalmente regularizados. Tem como objetivo inicial a proteção dos remanescentes de Mata Atlântica do Estado de São Paulo e dos últimos remanescentes da Serra da Bocaina, o que confere alto grau de endemismo, servindo como área de pesquisa para diferentes profissionais da área de meio ambiente, alunos de graduação, pós-graduação e professores de diversas Universidades do País.

Sobre a Estação

A Estação Ecológica de Bananal localiza-se em uma região de relevo acentuado na Serra da Bocaina, que apresenta picos de até 2.132 metros. O clima da região pode ser caracterizado como subtropical úmido com três meses secos ao ano e precipitação média anual entre 1.250 e 1.500 mm. A temperatura média anual varia entre 20º e 33ºC, sendo que a temperatura média máxima absoluta varia de 36º a 38ºC e a média mínima absoluta em torno de 0º e 4ºC.

Sobre a Região

A região da Serra da Bocaina, principalmente a porção voltada para o Vale do Rio Paraíba sofreu processo de degradação bastante acentuado desde a época cafeeira, onde a cidade de Bananal representou um dos grandes centros produtores. Posteriormente, a região foi explorada para a produção de carvão vegetal que abastecia siderúrgicas locais, como a Siderúrgica Barbará localizada no município de Barra Mansa-RJ. Desde então, a região passa por um processo de completo abandono e atualmente sofre, ainda que em pequena escala, com turismo desordenado e a especulação imobiliária.

  
A Fundação Florestal convida Órgãos Ambientais, Entidades Públicas Federais, Estaduais e Municipais, Organizações Não Governamentais,Proprietários de Terras, Representantes dos Setores Produtivos e a Comunidade em geral para participarem da Consulta Pública para discussão da proposta de Plano de Manejo da Estação Ecológica de BananalA Consulta Pública tem como objetivo ampliar as discussões sobre o Plano de Manejo e possibilitar a coleta de contribuições dos cidadãos para subsidiar a tomada de decisões da Fundação Florestal a cerca do Diagnóstico, Zoneamento e Programas que definem as normas e diretrizes do Plano de Manejo da Estação Ecológica de Bananal. O processo de Consulta Pública e as contribuições poderão ser realizadas durante os Encontros que acontecerão no espaço das reuniões do Conselho Gestor da Unidade de Conservação e, também, por meio de formulário eletrônico, o qual ficará disponível até o final do processo.

 

Reunião de Planejamento -  realizada em 14 de Fevereiro de 2019
Retomada da elaboração do Plano de Manejo - realizada em 28 de março de 2019
- Etapa de Zoneamento - realizada em 21 de maio de 2019
Etapa de Programas de Gestão - realizada em 19 de junho de 2019
- Etapa Devolutivas e Manifestação do Conselho - realizada em 25 de julho de 2019
 Etapa Devolutivas II e Manifestação do Conselho - realizada em 18 de setembro de 2019
   
 
 
Contribuições ao Plano de Manejo via formulário eletrônico (contribuições encerradas)
Consulta Pública via formulário eletrônico -  Etapa Caracterização
Consulta Pública via formulário eletrônico - Etapa Zoneamento
Consulta Pública via formulário eletrônico - Etapa Programas de Gestão
 
 
 
 
 
Documentos Finais (versões com as contribuições após consulta pública) Finais (versões com as contribuições da consulta pública)
DIAGNÓSTICO
 
Documentos Preliminares
DIAGNÓSTICO

ZONEAMENTO

Proposta de Zoneamento (versão preliminar) 

 
PROGRAMAS DE GESTÃO
 
 
 
 
 


Grupo: Proteção Integral
Área: 884 hectares
Bioma: Mata Atlântica
Localização: Município de Bananal
Órgão Gestor: Fundação Florestal
Telefone: (12) 3116-2008
Email: ec.bananal@fflorestal.sp.gov.br
Gestor: Thiago José Filete Nogueira
Mapa de Localização da UC