O processo de Consulta Pública e contribuições à APA Serra do Itapeti será realizado durante os Encontros que acontecerão no espaço das reuniões do Conselho Gestor da Unidade de Conservação.
Confira e acompanhe o resultado de cada um dos encontros abaixo!
 
A oficina de Caracterização da APA Serra do Itapeti ocorreu no dia 28 de maio de 2021, às 8h30, de maneira remota utilizando a plataforma Zoom. 
 
A gestora da APA, Lucila, iniciou a reunião agradecendo a presença de todos e passou a palavra para que os conselheiros e convidados se apresentassem. Na sequência, a gestora reforçou que a oficina tinha como objetivo apresentar os estudos elaborados para a APA Serra do Itapeti e coletar contribuições para a caracterização do Plano de Manejo, também apresentou a programação da reunião e passou a palavra para a Fernanda, NPM, que fez uma apresentação sobre o Comitê de Integração dos Planos de Manejo e o Roteiro Metodológico para elaboração dos Planos de Manejo. Dando continuidade a Suellen, NPM, apresentou quais são as etapas de elaboração do Plano de Manejo e como se dá a Participação Social ao longo desse processo.
 
A Lucila retomou a palavra e apresentou alguns pontos da caracterização do Plano de Manejo da APA Serra do Itapeti, informações gerais da UC, meio biótico, meio físico e meio antrópico. Na sequência foi aberta a palavra para que possíveis dúvidas fossem esclarecidas e em seguida o Victor, NPM, conduziu a dinâmica para coleta de contribuições. Para o desenvolvimento da dinâmica foi utilizada uma ferramenta chamada ideaboardz em que cada participante da oficina poderia registrar pontos positivos ou negativos referente a cada meio que compõe a caracterização, biótico, físico e antrópico. Ao final do registro das contribuições, todas elas foram lidas e compartilhadas com todos.
 
  
 
Ao final da oficina foi disponibilizado um formulário de avaliação e também foram apresentados os próximos passos.
 
      

 
A oficina de Zoneamento da APA Serra do Itapeti ocorreu no dia 11 de agosto de 2021, às 9h00, de maneira remota utilizando a plataforma Zoom.

A gestora da APA, Lucila, iniciou a reunião dando as boas vindas e agradecendo a presença de todos, e reforçou que a oficina tinha como objetivo apresentar a proposta de zoneamento para a APA Serra do Itapeti e coletar contribuições, na sequência passou a palavra para a Fernanda, NPM, que ressaltou a importância dessa etapa na elaboração do plano de manejo. Dando continuidade a Suellen, NPM, apresentou a programação da oficina e compartilhou dois vídeos, sendo o primeiro sobre a participação social e o segundo sobre a concepção metodológica do zoneamento. Posteriormente apresentou os critérios que embasaram a proposta de zoneamento da APA Serra do Itapeti e abriu a palavra para que possíveis dúvidas fossem esclarecidas. 
 
  
 
Em seguida a Suellen e o Victor, NPM, conduziram a dinâmica para coleta de contribuições. Para o desenvolvimento da dinâmica foi utilizada uma ferramenta chamada Miro em que foi elaborado um painel com o mapa de zoneamento e as normas incidentes em cada zona e conforme esse material era apresentado cada participante poderia expor a sua contribuição e ela era registrada por meio de post it.
 
                      
 
Ao final da oficina foi disponibilizado um formulário de avaliação e também foram apresentados os próximos passos.
 
 

 
A oficina de Programas de Gestão da APA Serra do Itapeti ocorreu no dia 08 de outubro de 2021, às 9h00, de maneira remota utilizando a plataforma Zoom. 
 
A gestora da APA, Lucila, iniciou a reunião dando as boas vindas e agradecendo a presença de todos, na sequência passou a palavra para a Fernanda, NPM, que ressaltou a importância do processo de elaboração do Plano de Manejo para a APA, e complementou dizendo que estamos na fase final do processo, havendo apenas mais um encontro após a oficina presente, que será a reunião de devolutivas e manifestação do conselho gestor sobre o Plano de Manejo. Dando continuidade a Suellen, NPM, apresentou a programação da oficina e compartilhou dois vídeos, sendo o primeiro sobre a participação social e o segundo sobre a concepção metodológica dos programas de gestão. 
 
  
 
 
Em seguida a Suellen e o Victor, NPM, conduziram a dinâmica para apresentação dos programas de gestão da APA Serra do Itapeti e coleta de contribuições. Para o desenvolvimento da dinâmica foi utilizada uma ferramenta chamada Miro em que foi elaborado um painel com os cinco Programas de Gestão, 1. Manejo e Recuperação, 2. Interação Socioambiental, 3. Proteção e Fiscalização, 4. Pesquisa e Monitoramento, 5. Desenvolvimento Sustentável, conforme o material era apresentado cada participante pôde expor a sua contribuição e ela foi registrada por meio de post it. 
 
 
      
 
 Ao final da oficina foi disponibilizado um formulário de avaliação e também foram apresentados os próximos passos.
 
 
 
1º Encontro - Oficina de Caracterização