A reunião do Conselho Gestor da APA Ibitinga ocorreu no dia 23 de Outubro de 2019 na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ibitinga (FAIBI) e teve abertura feita pela gestora da Unidade Pamela Guandalini, que pediu a apresentação dos presentes, falou sobre o painel das expectativas para que todos contribuíssem e comunicou sobre a substituição de um membro do Conselho Gestor que representa a Polícia Militar Ambiental.  Após dando sequência à pauta: 1. Aprovação da ata da Reunião Ordinária realizada em 14/08/2019. Pamela agradeceu aos presentes, mencionou que ata já havia sido enviada por e-mail aos conselheiros e perguntou se todos estavam de acordo e assim a ata foi aprovada por unanimidade. 2. Retomada do Plano de Manejo da APA Ibitinga. Aleph Palma do Núcleo Planos de Manejo- FF explicou sobre o início da elaboração do Plano de Manejo, como ela irá funcionar e sobre o que é o Plano de Manejo. Explicando sobre o Comitê de Integração dos Planos de Manejo e abordado sobre o roteiro metodológico, o histórico dos planos de manejo a partir de uma linha do tempo e o planejamento para o ano de 2019. Após, o Gerente Interior Centro Norte – FF, Sr. Carlos Beduschi falou sobre a importância da retomada do Plano de Manejo de Ibitinga. Em seguida Suellen Lima do Núcleo Planos de Manejo- FF continuou a apresentação sobre como irá funcionar a participação pública na elaboração do Plano de Manejo, explicou sobre a retomada, em que etapa se encontra e sobre a atualização do diagnóstico. Suellen também apresentou as etapas para o plano, sendo elas: a atualização da caracterização, zoneamento, programas de gestão, a manifestação do Conselho Gestor e explicou sobre as reuniões setoriais. Também foi explanado sobre as diretrizes que orientam a participação, sobre os canais para contribuições ao plano de manejo e foi apresentado o portal dos planos de manejo e sobre seu funcionamento, com as datas das reuniões, formulário de participação, as fases de consulta pública e manifestações. Após o intervalo foi proposto a dinâmica que ocorreu em 3 mesas, sendo uma com mapa de potencialidades da Unidade de Conservação, outra com mapa de fragilidades da Unidade de Conservação, e a última com um mapa dos atores do território (instituições ou cidadãos). Os participantes foram divididos em 3 grupos, revezando de modo que todos passassem pelas 3 mesas. Após o término da dinâmica a gestora Pamela enfatizou a data da próxima reunião, que será no dia 11/12 das 9 à 16h e que serão abordados a caracterização e zoneamento do plano. Por fim, Pamela agradeceu a presença de todos e deu a reunião por encerrada as 12:20 horas. |
A oficina de Zoneamento da APA Ibitinga ocorreu no dia 30 de setembro de 2020, de maneira remota utilizando a plataforma Teams. A gestora da APA, Pamela, iniciou a reunião agradecendo a presença de todos e passou a palavra para a Lucila Manzatti, Diretora das UC das regiões Metropolitana e Interior, que discorreu sobre a importância do Plano de Manejo da APA Ibitinga, na sequência a Fernanda, Coordenadora do Núcleo de Planos de Manejo, falou brevemente sobre o Comitê de Integração dos Planos de Manejo e o Roteiro Metodológico. Dando sequência a gestora apresentou a programação da reunião e passou a palavra para a Suellen da equipe do Núcleo de Planos de Manejo. A Suellen apresentou a concepção metodológica do zoneamento, as definições de zonas e áreas e os critérios utilizados para elaborar o zoneamento. Dando continuidade apresentou a proposta de zoneamento da APA Ibitinga que foi mapeada com base nos seguintes critérios: hidrografia, planícies fluviais, área de recarga do Aquífero Guarani, sub-bacias hidrográficas, fragilidade, uso do solo, vegetação e Plano Diretor do município de Ibitinga. Na sequência foi aberta a palavra para dúvidas, comentários e contribuições, e nesse momento alguns conselheiros expressaram preocupação quanto ao mapeamento da ZVS, pois áreas mapeadas como ZVS atualmente são utilizadas para produção. Dando continuidade à oficina, a Suellen fez a leitura do regramento incidente sobre as zonas e as recomendações para as áreas. Na sequência também houve o momento de debate em que algumas dúvidas foram esclarecidas e contribuições foram registradas. Ao final da oficina foi apresentada, por parte de alguns conselheiros, a necessidade da realização de uma reunião setorial para maiores esclarecimentos sobre a ZVS e as normas que tratam das atividades agrossilvipastoris. Essa reunião ficou agendada para o dia 16/10/2020 (sexta-feira) também remotamente. Por fim, a próxima oficina, em que serão discutidos os Programas de Gestão, ficou agendada para o dia 21/10/2020 (quarta-feira) das 9hs - 12h30min. |
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1º Encontro - Retomada 2º Encontro - Oficina de Zoneamento |
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