O processo de Consulta Pública e contribuições ao Plano de Manejo da APA Ibitinga será realizado durante os Encontros que acontecerão no espaço das reuniões do Conselho Gestor da Unidade de Conservação, nas etapas de Planejamento, Caracterização, Zoneamento e Programas de Gestão. Confira e acompanhe o resultado de cada um dos encontros abaixo!

A reunião do Conselho Gestor da APA Ibitinga ocorreu no dia 23 de Outubro de 2019 na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ibitinga (FAIBI) e teve abertura feita pela gestora da Unidade Pamela Guandalini, que pediu a apresentação dos presentes, falou sobre o painel das expectativas para que todos contribuíssem e comunicou sobre a substituição de um membro do Conselho Gestor que representa a Polícia Militar Ambiental.

  

Após dando sequência à pauta:

1. Aprovação da ata da Reunião Ordinária realizada em 14/08/2019. Pamela agradeceu aos presentes, mencionou que ata já havia sido enviada por e-mail aos conselheiros e perguntou se todos estavam de acordo e assim a ata foi aprovada por unanimidade.

2. Retomada do Plano de Manejo da APA Ibitinga. Aleph Palma do Núcleo Planos de Manejo- FF explicou sobre o início da elaboração do Plano de Manejo, como ela irá funcionar e sobre o que é o Plano de Manejo. Explicando sobre o Comitê de Integração dos Planos de Manejo e abordado sobre o roteiro metodológico, o histórico dos planos de manejo a partir de uma linha do tempo e o planejamento para o ano de 2019.

 

Após, o Gerente Interior Centro Norte – FF, Sr. Carlos Beduschi falou sobre a importância da retomada do Plano de Manejo de Ibitinga.

Em seguida Suellen Lima do Núcleo Planos de Manejo- FF continuou a apresentação sobre como irá funcionar a participação pública na elaboração do Plano de Manejo, explicou sobre a retomada, em que etapa se encontra e sobre a atualização do diagnóstico.

Suellen também apresentou as etapas para o plano, sendo elas: a atualização da caracterização, zoneamento, programas de gestão, a manifestação do Conselho Gestor e explicou sobre as reuniões setoriais.

Também foi explanado sobre as diretrizes que orientam a participação, sobre os canais para contribuições ao plano de manejo e foi apresentado o portal dos planos de manejo e sobre seu funcionamento, com as datas das reuniões, formulário de participação, as fases de consulta pública e manifestações.

Após o intervalo foi proposto a dinâmica que ocorreu em 3 mesas, sendo uma com mapa de potencialidades da Unidade de Conservação, outra com mapa de fragilidades da Unidade de Conservação, e a última com um mapa dos atores do território (instituições ou cidadãos). Os participantes foram divididos em 3 grupos, revezando de modo que todos passassem pelas 3 mesas.

   

Após o término da dinâmica a gestora Pamela enfatizou a data da próxima reunião, que será no dia 11/12 das 9 à 16h e que serão abordados a caracterização e zoneamento do plano. Por fim, Pamela agradeceu a presença de todos e deu a reunião por encerrada as 12:20 horas.

 
 
 
1º Encontro - Retomada