O processo de Consulta Pública e contribuições ao Plano de Manejo da APA Cuesta Corumbataí será realizado durante os encontros que acontecerão no espaço das reuniões do Conselho Gestor da Unidade de Conservação, nas etapas de Planejamento, Caracterização, Zoneamento e Programas de Gestão. Confira e acompanhe abaixo o resultado de cada um dos encontros! Sua participação é muito importante!
 
No dia 23 de fevereiro de 2025 realizou-se a Oficina de Planejamento do Plano de Manejo da APA Cuesta Corumbataí, na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (FEENA), e contou com a participação de 24 pessoas.
 
A reunião teve início às 09h45 com o gestor, Adriano, fazendo a abertura e agradecendo a todos os presentes.
 
Foi feita uma rodada de apresentação dos presentes e na sequência a Suellen, supervisora do NPM/FF, fez uma apresentação abordando os seguintes pontos:
  • Processo de elaboração dos Planos de Manejo do Estado de São Paulo;
  • Processo de Consulta Pública na elaboração dos Planos de Manejo;
  • Planejamento e cronograma do Plano de Manejo da APA Cuesta Corumbataí.
     
 
 
Posteriormente às apresentações, foram tiradas algumas dúvidas e explicada como a dinâmica seria desenvolvida. Os presentes foram divididos em 3 grupos e cada grupo trabalhou em uma mesa de trabalho com a proposta de rotatividade para que todos passassem em todas as mesas, tendo as mesas os seguintes temas:  
  • Mesa 01: Indicação das potencialidades do território;
  • Mesa 02: Indicação dos conflitos do território;
  • Mesa 03: Mapeamento dos atores do território.

    
 
 
Após esse momento foi feita a socialização das contribuições realizadas nos grupos.
 
Em seguida a reunião foi encerrada com a retirada de uma foto.
 
 
 

 
No dia 17 de junho de 2025 realizou-se a Oficina de Caracterização e Zoneamento do Plano de Manejo da APA Cuesta Corumbataí, na Associação Comercial e Industrial de Brotas (ACIB), e contou com a participação de 36 pessoas.
 
A reunião teve início às 09h15 com as falas da Luciana de Souza, representante do município de Brotas no conselho da APA, da Lucila Manzatti, Diretora da UCs da Região Metropolitana e Interior da Fundação Florestal, e da Karine Paniquar, nova gestora da APA.
 
Foi feita uma rodada de apresentação dos presentes e na sequência a Suellen e o Aleph, supervisores do NPM/FF, fizeram uma apresentação abordando os seguintes pontos:
  • Participação na elaboração dos Planos de Manejo;
  • Concepção metodológica, segundo Roteiro Metodológico;
  • Caracterização - destaques;
  • Proposta de zoneamento - desenho das zonas.
Durante e posteriormente às apresentações, foram tiradas algumas dúvidas e explicada como a dinâmica seria desenvolvida. Os presentes foram divididos em 3 grupos e cada grupo trabalhou em uma mesa de trabalho com a proposta de rotatividade para que todos passassem em todas as mesas, tendo as mesas os seguintes temas:
  • Mesa 01: Normas e legislações vigentes (ZUS e ZPA) + AIHC + AIC;
  • Mesa 02: Atividades econômicas e outras práticas (ZUS e ZPA) + AIR;
  • Mesa 03: Empreendimentos licenciáveis (ZUS e ZPA) + AIMC.
    
 
 
A dinâmica teve início na parte da amanhã, seguida de pausa para o almo e continuidade e finalização da coleta de contribuições dentro dos grupos na parte da tarde.
Em seguida foram destacados os passos seguintes e a reunião foi encerrada com a retirada de uma foto.
 
 
 
 
Oficina de Planejamento