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No dia 23 de fevereiro de 2025 realizou-se a Oficina de Planejamento do Plano de Manejo da APA Cuesta Corumbataí, na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (FEENA), e contou com a participação de 24 pessoas. A reunião teve início às 09h45 com o gestor, Adriano, fazendo a abertura e agradecendo a todos os presentes. Foi feita uma rodada de apresentação dos presentes e na sequência a Suellen, supervisora do NPM/FF, fez uma apresentação abordando os seguintes pontos: - Processo de elaboração dos Planos de Manejo do Estado de São Paulo;
- Processo de Consulta Pública na elaboração dos Planos de Manejo;
- Planejamento e cronograma do Plano de Manejo da APA Cuesta Corumbataí.
Posteriormente às apresentações, foram tiradas algumas dúvidas e explicada como a dinâmica seria desenvolvida. Os presentes foram divididos em 3 grupos e cada grupo trabalhou em uma mesa de trabalho com a proposta de rotatividade para que todos passassem em todas as mesas, tendo as mesas os seguintes temas: - Mesa 01: Indicação das potencialidades do território;
- Mesa 02: Indicação dos conflitos do território;
- Mesa 03: Mapeamento dos atores do território.
Após esse momento foi feita a socialização das contribuições realizadas nos grupos. Em seguida a reunião foi encerrada com a retirada de uma foto. |
No dia 17 de junho de 2025 realizou-se a Oficina de Caracterização e Zoneamento do Plano de Manejo da APA Cuesta Corumbataí, na Associação Comercial e Industrial de Brotas (ACIB), e contou com a participação de 36 pessoas. A reunião teve início às 09h15 com as falas da Luciana de Souza, representante do município de Brotas no conselho da APA, da Lucila Manzatti, Diretora da UCs da Região Metropolitana e Interior da Fundação Florestal, e da Karine Paniquar, nova gestora da APA. Foi feita uma rodada de apresentação dos presentes e na sequência a Suellen e o Aleph, supervisores do NPM/FF, fizeram uma apresentação abordando os seguintes pontos: - Participação na elaboração dos Planos de Manejo;
- Concepção metodológica, segundo Roteiro Metodológico;
- Caracterização - destaques;
- Proposta de zoneamento - desenho das zonas.
Durante e posteriormente às apresentações, foram tiradas algumas dúvidas e explicada como a dinâmica seria desenvolvida. Os presentes foram divididos em 3 grupos e cada grupo trabalhou em uma mesa de trabalho com a proposta de rotatividade para que todos passassem em todas as mesas, tendo as mesas os seguintes temas: - Mesa 01: Normas e legislações vigentes (ZUS e ZPA) + AIHC + AIC;
- Mesa 02: Atividades econômicas e outras práticas (ZUS e ZPA) + AIR;
- Mesa 03: Empreendimentos licenciáveis (ZUS e ZPA) + AIMC.
A dinâmica teve início na parte da amanhã, seguida de pausa para o almoço e continuidade e finalização da coleta de contribuições dentro dos grupos na parte da tarde. Em seguida foram destacados os passos seguintes e a reunião foi encerrada com a retirada de uma foto. |
No dia 27 de agosto de 2025 realizou-se a Oficina de Programas de Gestão do Plano de Manejo da APA Cuesta Corumbataí, no Anfiteatro Municipal Monsenhor José Maria Fructuoso Braga em Itirapina, e contou com a participação de 13 pessoas. A reunião teve início às 09h30 com a gestora, Karine Paniquar, fazendo a abertura e agradecendo a todos os presentes. Foi feita uma rodada de apresentação dos presentes e na sequência a Suellen, supervisora do NPM/FF, fez uma apresentação abordando os seguintes pontos: - Participação na elaboração dos Planos de Manejo;
- Concepção metodológica dos programas, segundo Roteiro Metodológico;
- Síntese da proposta dos Programas de Gestão da APA Cuesta Corumbataí.
Posteriormente as apresentações os participantes se juntaram em um grupo, receberam um arquivo com os 5 programas de gestão propostos para a APA Cuesta Corumbataí, durante 1 hora os grupos leram, internalizaram o conteúdo, tiraram dúvidas e registraram contribuições. Em seguida foram destacados os passos seguintes e a reunião foi encerrada com a retirada de uma foto. |
No dia 05 de novembro de 2025, por meio da plataforma Teams, foi realizada a Reunião de Devolutivas e Manifestação do Conselho Consultivo sobre o Plano de Manejo da APA Cuesta Corumbataí. A reunião teve início às 09h com a gestora, Karine, fazendo a abertura e agradecendo a todos os presentes. Antes da apresentação das devolutivas, Suellen, NPM, ressaltou que se tratava do último encontro no espaço do conselho da UC, além disso, explicou que após esta fase o Plano de Manejo será encaminhado ao CONSEMA, onde será discutido na Câmara Técnica de Biodiversidade (CTBio), posteriormente no Plenária do CONSEMA e quando aprovado, será encaminhado ao governador para assinatura do Decreto de aprovação do Plano de Manejo. Suellen, NPM, realizou a apresentação das Devolutivas destacando um balanço das contribuições recebidas e a aceitação (deferida, parcialmente deferida ou indeferida). Foram recebidas 143 contribuições, sendo que 72 foram deferidas (50%), 33 foram parcialmente deferidas (23%), 4 não aplicam ao Plano de Manejo (3%) e 34 foram indeferidas (24%). Foram lidas as contribuições que foram indeferidas com a devida justificativa para o seu indeferimento e posteriormente foram apresentadas as alterações realizadas nos documentos trabalhados nas oficinas de Caracterização, Zoneamento e Programas de Gestão. Após leitura coletiva do conteúdo da manifestação, foi realizada a votação com os membros do conselho consultivo, totalizando 11 votos a favor e 1 contrário registrado pelo Sr. José Penatti, conselheiro pela AFOCAPI, que alegou necessidade de maior discussão com as lideranças agro. Karine agradeceu a presença de todos que contribuíram durante todos os momentos de participação social. E para finalizar uma foto foi tirada registrando o momento. |
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Oficina de Planejamento
Oficina de Caracterização e Zoneamento Oficina de Programas de Gestão Reunião de Devolutivas e Manifestação do Conselho |
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