O processo de Consulta Pública e contribuições ao Plano de Manejo da APA Cuesta Corumbataí será realizado durante os encontros que acontecerão no espaço das reuniões do Conselho Gestor da Unidade de Conservação, nas etapas de Planejamento, Caracterização, Zoneamento e Programas de Gestão. Confira e acompanhe abaixo o resultado de cada um dos encontros! Sua participação é muito importante!
 
No dia 23 de fevereiro de 2025 realizou-se a Oficina de Planejamento do Plano de Manejo da APA Cuesta Corumbataí, na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (FEENA), e contou com a participação de 24 pessoas.
 
A reunião teve início às 09h45 com o gestor, Adriano, fazendo a abertura e agradecendo a todos os presentes.
 
Foi feita uma rodada de apresentação dos presentes e na sequência a Suellen, supervisora do NPM/FF, fez uma apresentação abordando os seguintes pontos:
  • Processo de elaboração dos Planos de Manejo do Estado de São Paulo;
  • Processo de Consulta Pública na elaboração dos Planos de Manejo;
  • Planejamento e cronograma do Plano de Manejo da APA Cuesta Corumbataí.
     
 
 
Posteriormente às apresentações, foram tiradas algumas dúvidas e explicada como a dinâmica seria desenvolvida. Os presentes foram divididos em 3 grupos e cada grupo trabalhou em uma mesa de trabalho com a proposta de rotatividade para que todos passassem em todas as mesas, tendo as mesas os seguintes temas:  
  • Mesa 01: Indicação das potencialidades do território;
  • Mesa 02: Indicação dos conflitos do território;
  • Mesa 03: Mapeamento dos atores do território.

    
 
 
Após esse momento foi feita a socialização das contribuições realizadas nos grupos.
 
Em seguida a reunião foi encerrada com a retirada de uma foto.
 
 
 

 
No dia 17 de junho de 2025 realizou-se a Oficina de Caracterização e Zoneamento do Plano de Manejo da APA Cuesta Corumbataí, na Associação Comercial e Industrial de Brotas (ACIB), e contou com a participação de 36 pessoas.
 
A reunião teve início às 09h15 com as falas da Luciana de Souza, representante do município de Brotas no conselho da APA, da Lucila Manzatti, Diretora da UCs da Região Metropolitana e Interior da Fundação Florestal, e da Karine Paniquar, nova gestora da APA.
 
Foi feita uma rodada de apresentação dos presentes e na sequência a Suellen e o Aleph, supervisores do NPM/FF, fizeram uma apresentação abordando os seguintes pontos:
  • Participação na elaboração dos Planos de Manejo;
  • Concepção metodológica, segundo Roteiro Metodológico;
  • Caracterização - destaques;
  • Proposta de zoneamento - desenho das zonas.
Durante e posteriormente às apresentações, foram tiradas algumas dúvidas e explicada como a dinâmica seria desenvolvida. Os presentes foram divididos em 3 grupos e cada grupo trabalhou em uma mesa de trabalho com a proposta de rotatividade para que todos passassem em todas as mesas, tendo as mesas os seguintes temas:
  • Mesa 01: Normas e legislações vigentes (ZUS e ZPA) + AIHC + AIC;
  • Mesa 02: Atividades econômicas e outras práticas (ZUS e ZPA) + AIR;
  • Mesa 03: Empreendimentos licenciáveis (ZUS e ZPA) + AIMC.
    
 
 
A dinâmica teve início na parte da amanhã, seguida de pausa para o almoço e continuidade e finalização da coleta de contribuições dentro dos grupos na parte da tarde.
Em seguida foram destacados os passos seguintes e a reunião foi encerrada com a retirada de uma foto.
 
 
 


No dia 27 de agosto de 2025 realizou-se a Oficina de Programas de Gestão do Plano de Manejo da APA Cuesta Corumbataí, no Anfiteatro Municipal Monsenhor José Maria Fructuoso Braga em Itirapina, e contou com a participação de 13 pessoas.
 
A reunião teve início às 09h30 com a gestora, Karine Paniquar, fazendo a abertura e agradecendo a todos os presentes.
 
    
 
Foi feita uma rodada de apresentação dos presentes e na sequência a Suellen, supervisora do NPM/FF, fez uma apresentação abordando os seguintes pontos:
  • Participação na elaboração dos Planos de Manejo;
  • Concepção metodológica dos programas, segundo Roteiro Metodológico;
  • Síntese da proposta dos Programas de Gestão da APA Cuesta Corumbataí.
Posteriormente as apresentações os participantes se juntaram em um grupo, receberam um arquivo com os 5 programas de gestão propostos para a APA Cuesta Corumbataí, durante 1 hora os grupos leram, internalizaram o conteúdo, tiraram dúvidas e registraram contribuições.
 
      
 
Em seguida foram destacados os passos seguintes e a reunião foi encerrada com a retirada de uma foto.
 

 
No dia 05 de novembro de 2025, por meio da plataforma Teams, foi realizada a Reunião de Devolutivas e Manifestação do Conselho Consultivo sobre o Plano de Manejo da APA Cuesta Corumbataí.
 
A reunião teve início às 09h com a gestora, Karine, fazendo a abertura e agradecendo a todos os presentes.
 
Antes da apresentação das devolutivas, Suellen, NPM, ressaltou que se tratava do último encontro no espaço do conselho da UC, além disso, explicou que após esta fase o Plano de Manejo será encaminhado ao CONSEMA, onde será discutido na Câmara Técnica de Biodiversidade (CTBio), posteriormente no Plenária do CONSEMA e quando aprovado, será encaminhado ao governador para assinatura do Decreto de aprovação do Plano de Manejo.
 
Suellen, NPM, realizou a apresentação das Devolutivas destacando um balanço das contribuições recebidas e a aceitação (deferida, parcialmente deferida ou indeferida). Foram recebidas 143 contribuições, sendo que 72 foram deferidas (50%), 33 foram parcialmente deferidas (23%), 4 não aplicam ao Plano de Manejo (3%) e 34 foram indeferidas (24%). Foram lidas as contribuições que foram indeferidas com a devida justificativa para o seu indeferimento e posteriormente foram apresentadas as alterações realizadas nos documentos trabalhados nas oficinas de Caracterização, Zoneamento e Programas de Gestão.
 
Após leitura coletiva do conteúdo da manifestação, foi realizada a votação com os membros do conselho consultivo, totalizando 11 votos a favor e 1 contrário registrado pelo Sr. José Penatti, conselheiro pela AFOCAPI, que alegou necessidade de maior discussão com as lideranças agro.
 
Karine agradeceu a presença de todos que contribuíram durante todos os momentos de participação social.
 
E para finalizar uma foto foi tirada registrando o momento.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Oficina de Planejamento