No dia 23 de fevereiro de 2025 realizou-se a Oficina de Planejamento do Plano de Manejo da APA Cuesta Corumbataí, na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (FEENA), e contou com a participação de 24 pessoas. A reunião teve início às 09h45 com o gestor, Adriano, fazendo a abertura e agradecendo a todos os presentes. Foi feita uma rodada de apresentação dos presentes e na sequência a Suellen, supervisora do NPM/FF, fez uma apresentação abordando os seguintes pontos: - Processo de elaboração dos Planos de Manejo do Estado de São Paulo;
- Processo de Consulta Pública na elaboração dos Planos de Manejo;
- Planejamento e cronograma do Plano de Manejo da APA Cuesta Corumbataí.
Posteriormente às apresentações, foram tiradas algumas dúvidas e explicada como a dinâmica seria desenvolvida. Os presentes foram divididos em 3 grupos e cada grupo trabalhou em uma mesa de trabalho com a proposta de rotatividade para que todos passassem em todas as mesas, tendo as mesas os seguintes temas: - Mesa 01: Indicação das potencialidades do território;
- Mesa 02: Indicação dos conflitos do território;
- Mesa 03: Mapeamento dos atores do território.
Após esse momento foi feita a socialização das contribuições realizadas nos grupos. Em seguida a reunião foi encerrada com a retirada de uma foto. |
No dia 17 de junho de 2025 realizou-se a Oficina de Caracterização e Zoneamento do Plano de Manejo da APA Cuesta Corumbataí, na Associação Comercial e Industrial de Brotas (ACIB), e contou com a participação de 36 pessoas. A reunião teve início às 09h15 com as falas da Luciana de Souza, representante do município de Brotas no conselho da APA, da Lucila Manzatti, Diretora da UCs da Região Metropolitana e Interior da Fundação Florestal, e da Karine Paniquar, nova gestora da APA. Foi feita uma rodada de apresentação dos presentes e na sequência a Suellen e o Aleph, supervisores do NPM/FF, fizeram uma apresentação abordando os seguintes pontos: - Participação na elaboração dos Planos de Manejo;
- Concepção metodológica, segundo Roteiro Metodológico;
- Caracterização - destaques;
- Proposta de zoneamento - desenho das zonas.
Durante e posteriormente às apresentações, foram tiradas algumas dúvidas e explicada como a dinâmica seria desenvolvida. Os presentes foram divididos em 3 grupos e cada grupo trabalhou em uma mesa de trabalho com a proposta de rotatividade para que todos passassem em todas as mesas, tendo as mesas os seguintes temas: - Mesa 01: Normas e legislações vigentes (ZUS e ZPA) + AIHC + AIC;
- Mesa 02: Atividades econômicas e outras práticas (ZUS e ZPA) + AIR;
- Mesa 03: Empreendimentos licenciáveis (ZUS e ZPA) + AIMC.
A dinâmica teve início na parte da amanhã, seguida de pausa para o almo e continuidade e finalização da coleta de contribuições dentro dos grupos na parte da tarde. Em seguida foram destacados os passos seguintes e a reunião foi encerrada com a retirada de uma foto. |
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Oficina de Planejamento
Oficina de Caracterização e Zoneamento |
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