O processo de Consulta Pública e contribuições ao Plano de Manejo da APA Cuesta Paranapanema será realizado durante os encontros que acontecerão no espaço das reuniões do Conselho Gestor da Unidade de Conservação, nas etapas de Planejamento, Caracterização, Zoneamento e Programas de Gestão. Confira e acompanhe abaixo o resultado de cada um dos encontros! Sua participação é muito importante!
 
Às 9h30 do dia 12 de março de 2025, realizou-se a 8ª Reunião Ordinária do Conselho Gestor da APA Cuesta Paranapanema (APACP), Biênio 2023-2025, no salão de reunião e formação Francisco Rodrigues, da AMVAPA, que teve como pauta a Oficina de Planejamento do Plano de Manejo da APA e contou com a participação de 20 pessoas.
 
A gestora da APACP e presidente do Conselho Gestor, Elisa Amaral, iniciou a reunião agradecendo a presença de todos e salientou a importância da reunião. Solicitou que todos os presentes se apresentassem, após o que explicou que a APA havia mudado de nome, anteriormente era APA Corumbataí, Botucatu e Tejupá- Perímetro Tejupá, criada em 1983, e que em setembro do ano passado, após um processo de desmembramento dos perímetros, foram criadas as 3 APAS através de decreto estadual: APA Cuesta Corumbataí, APA Cuesta Guarani e APA Cuesta Paranapanema. Os novos nomes foram inspirados nos atributos principais das APA, as Cuestas Basálticas e os recursos hídricos. Apesar do desmembramento, Elisa explicou que não houve alteração dos limites nem da proteção das mesmas.
 
Logo em seguida, passou a palavra para a Suellen, do Núcleo de Planos de Manejo da Fundação Florestal, que irá coordenar os trabalhos do PM da APA CP. Suellen, com a assessoria de Aleph, do núcleo de PM, abordou com detalhe todos os tópicos da programação, i) processo de elaboração dos Planos de Manejo do Estado de São Paulo; ii) processo de Consulta Pública na elaboração dos Planos de Manejo; iii) planejamento e cronograma do Plano de Manejo da APA Cuesta Paranapanema e esclareceu alguns questionamentos dos presentes.
   
 
Posteriormente às apresentações os presentes foram divididos em 2 grupos e cada grupo trabalhou em uma mesa de trabalho com a proposta de rotatividade para que todos passassem por todas as mesas, com os seguintes temas:
  • Mesa 01: Indicação das potencialidades e dos conflitos do território;
  • Mesa 02: Mapeamento dos atores do território.

   
 
Após esse momento foi feita a socialização das contribuições realizadas nos grupos.
 
Suellen explicou que todas as contribuições serão sistematizadas pela equipe de planos de manejo e ficarão disponíveis no portal.
 
A próxima reunião está prevista para 02 de julho de 2025, cuja pauta será a oficina de Caracterização e Zoneamento, em período integral. Elisa agradeceu a atenção e presença de todos e ressaltou a importância da participação efetiva dos conselheiros e de outros atores que atuam no território no processo de elaboração do Plano de Manejo. Sem mais nada a tratar, a reunião foi encerrada.
 
 
 
 
 


 
 
 
Oficina de Planejamento