Às 9h30 do dia 12 de março de 2025, realizou-se a 8ª Reunião Ordinária do Conselho Gestor da APA Cuesta Paranapanema (APACP), Biênio 2023-2025, no salão de reunião e formação Francisco Rodrigues, da AMVAPA, que teve como pauta a Oficina de Planejamento do Plano de Manejo da APA e contou com a participação de 20 pessoas. A gestora da APACP e presidente do Conselho Gestor, Elisa Amaral, iniciou a reunião agradecendo a presença de todos e salientou a importância da reunião. Solicitou que todos os presentes se apresentassem, após o que explicou que a APA havia mudado de nome, anteriormente era APA Corumbataí, Botucatu e Tejupá- Perímetro Tejupá, criada em 1983, e que em setembro do ano passado, após um processo de desmembramento dos perímetros, foram criadas as 3 APAS através de decreto estadual: APA Cuesta Corumbataí, APA Cuesta Guarani e APA Cuesta Paranapanema. Os novos nomes foram inspirados nos atributos principais das APA, as Cuestas Basálticas e os recursos hídricos. Apesar do desmembramento, Elisa explicou que não houve alteração dos limites nem da proteção das mesmas. Logo em seguida, passou a palavra para a Suellen, do Núcleo de Planos de Manejo da Fundação Florestal, que irá coordenar os trabalhos do PM da APA CP. Suellen, com a assessoria de Aleph, do núcleo de PM, abordou com detalhe todos os tópicos da programação, i) processo de elaboração dos Planos de Manejo do Estado de São Paulo; ii) processo de Consulta Pública na elaboração dos Planos de Manejo; iii) planejamento e cronograma do Plano de Manejo da APA Cuesta Paranapanema e esclareceu alguns questionamentos dos presentes. Posteriormente às apresentações os presentes foram divididos em 2 grupos e cada grupo trabalhou em uma mesa de trabalho com a proposta de rotatividade para que todos passassem por todas as mesas, com os seguintes temas: - Mesa 01: Indicação das potencialidades e dos conflitos do território;
- Mesa 02: Mapeamento dos atores do território.
Após esse momento foi feita a socialização das contribuições realizadas nos grupos. Suellen explicou que todas as contribuições serão sistematizadas pela equipe de planos de manejo e ficarão disponíveis no portal. A próxima reunião está prevista para 02 de julho de 2025, cuja pauta será a oficina de Caracterização e Zoneamento, em período integral. Elisa agradeceu a atenção e presença de todos e ressaltou a importância da participação efetiva dos conselheiros e de outros atores que atuam no território no processo de elaboração do Plano de Manejo. Sem mais nada a tratar, a reunião foi encerrada. |