SOBRE A ESTAÇÃO ECOLÓGICA

A Estação Ecológica dos Chauás, criada em 1987 pelo Decreto nº 26.719, possui uma área total de 2.699,60 hectares, localizada integralmente no município de Iguape. Inserida no bioma Mata Atlântica, a estação apresenta cobertura vegetal predominantemente composta por floresta de restinga, destacando-se pela grande riqueza de bromélias e aráceas, além da presença de caixetais e guanandizais.

A fauna da estação é rica e diversificada, com registros de espécies como pavó, macuco, mão-pelada, jacaré, suçuarana, tamanduá, lontra e capivara. Suas características naturais oferecem condições ideais para o desenvolvimento de pesquisas científicas e para a realização de atividades de educação ambiental.

Levantamentos realizados na área indicam a ocorrência de cerca de 120 espécies de aves e 9 espécies de mamíferos, incluindo uma expressiva diversidade de aves ameaçadas de extinção e/ou raras. A estação desempenha papel fundamental na conservação de 3 populações, totalizando aproximadamente 270 indivíduos, do papagaio-cara-roxa, também conhecido como chauás (Amazona brasiliensis), espécie endêmica das formações florestais de planície litorânea do sul e sudeste do Brasil.

 
PLANO DE MANEJO

A Fundação Florestal convida Órgãos Ambientais, Entidades Públicas Federais, Estaduais e Municipais, Organizações Não Governamentais, Representantes dos Setores Produtivos e a Comunidade em geral para participarem da Consulta Pública para discussão da proposta de Plano de Manejo da Estação Ecológica dos Chauás.

A consulta pública tem como objetivo ampliar as discussões sobre o Plano de Manejo e possibilitar a coleta de contribuições dos cidadãos para subsidiar a tomada de decisões da Fundação Florestal acerca da Caracterização, Zoneamento e Programas que definem as normas e diretrizes do Plano de Manejo da EE. O processo de consulta pública e as contribuições poderão ser realizadas durante os encontros que acontecerão no espaço das reuniões do Conselho Gestor da Unidade de Conservação e, também, por meio de formulário eletrônico, o qual ficará disponível até o final do Processo.

 
ENCONTROS NO CONSELHO GESTOR (clique aqui)
 
Realizados:
- Oficina de Planejamento - Realizada em 28/01/2026
- Oficina de Caracterização e Zoneamento - Realizada em 20/05/2026
Oficina de Programas de Gestão - Realizada em 22/07/2026 
 
Próximos:
- Reunião de Devolutivas e Manifestação do Conselho (será realizada em 26 de agosto de 2026, no Paço Municipal de Iguape, Iguape, SP)
 
Contribuições ao Plano de Manejo via formulário eletrônico
 
 
 
Documentos Preliminares
 
CARACTERIZAÇÃO
 
ZONEAMENTO
 
PROGRAMAS DE GESTÃO


  
 
Grupo: Proteção Integral
Área: 2.699,60 hectares
Bioma: Mata Atlântica
Localização: Iguape
Órgão Gestor: Fundação Florestal
E-mail: ec.chauas@fflorestal.sp.gov.br
Gestora: Rosane Costa Silva Maciel