O processo de Consulta Pública e contribuições ao Plano de Manejo da APA Cabreúva será realizado durante os encontros que acontecerão no espaço das reuniões do Conselho Gestor da Unidade de Conservação, nas etapas de Planejamento, Caracterização, Zoneamento e Programas de Gestão. Confira e acompanhe abaixo o resultado de cada um dos encontros! Sua participação é muito importante!
OFICINA DE PLANEJAMENTO 14/03/2025

Materiais:

MEMÓRIA DE REUNIÃO

Oficina de Planejamento para a elaboração do Plano de Manejo da APA Cabreúva

Objetivo da reunião: Consulta Pública e Participação Social com membros do Conselho Consultivo e demais convidados.

Local: Câmara Municipal de Cabreúva

Data: 14/03/2024, das 09:00 às 12:00 hs

Assunto: Oficina de Planejamento para o Plano de Manejo da APA Cabreúva

Participantes (Vide lista de presença anexa)

Pauta

Ø 09h00 | 09h15 ABERTURA

Ø 09h15 | 10h15 APRESENTAÇÃO

“Elaboração dos Planos de Manejo das UCs do Estado SP (Comitê de Integração / Roteiro Metodológico)”

“Consulta Pública e Participação Social”

“APA Cabreúva”

Dúvidas e esclarecimentos

Ø 10h15 | 11h45 DINÂMICA EM GRUPO “TROCA DE SABERES”

Mapeamento de atores

Potencialidade e conflitos

Ø 11h45 | 12h00 SOCIALIZAÇÃO DOS TRABALHOS E FECHAMENTO

Síntese das contribuições

Próximos passos / Encerramento

Foto

Da Reunião

1. A abertura da Reunião foi feita pela gestora da APA, Cleide Oliveira, que em seguida passou a palavra para o Gerente da Região Metropolitana Josenei Gabriel Cara, da Fundação Florestal. A Prefeita do Município de Cabreúva e o Presidente da Câmara Municipal deram as boas-vindas e desejaram um bom trabalho a todo, ficando à disposição.

2. Aleph B. Palma, do Núcleo de Planos de Manejo/FF, fez uma apresentação, versando sobre:

- Processo de elaboração de Planos de Manejo, de acordo com o Roteiro Metodológico adotado no Estado de São Paulo;

- Processo de consulta pública e participação social;

- Cronograma de trabalho para a elaboração do Plano de Manejo da APA Cabreúva.

3. Foram estabelecidos três grupos entre os presentes para a dinâmica em grupo “Troca de Saberes”, constando de três etapas: “Mapeamento de atores atuantes no território”; “Identificação de potencialidades” e “Identificação dos principais conflitos existentes no território”. Cada grupo dedicou 30 minutos para cada etapa e foram indicados em mapa e anotados, em formulário próprio, o resultado das discussões.

4. O grupo retornou para a síntese das contribuições dos diferentes grupos;

A equipe do NPM informou os próximos passos do processo e indicou a realização de uma próxima reunião prevista para 11 de julho deste ano, Oficina de Caracterização e Zoneamento;

A gestora da APA deu a reunião por encerrada e todos os presentes foram convidados para uma foto representativa do encontro.

Próximas ações:

O grupo do Núcleo de Planos de Manejo compilará todas as contribuições da reunião e colocará o resultado no “portal” de Planos de Manejo da Fundação Florestal.

Oportunamente será confirmado o local e a data da reunião de julho de 2025.