O processo de Consulta Pública e contribuições ao Plano de Manejo da APA Tietê será realizado durante os Encontros que acontecerão no espaço das reuniões do Conselho Gestor da Unidade de Conservação, nas etapas de Zoneamento e Programas de Gestão. A Oficina da etapa de Diagnóstico ocorreu em 2016 e o produto está aberto para contribuições via formulário eletrônico até o dia 15 de julho de 2018. Confira e acompanhe o resultado de cada um dos encontros abaixo!
O encontro de Consulta Pública para a elaboração do Plano de Manejo da APA Tietê - Etapa Zoneamento ocorreu em dois encontros: dia 24 de maio de 2018 no Salão Nobre da Câmara Municipal de Tietê, às 19h00; e dia 25 de maio de 2018 no CRAS de Jumirim, às 09h30.
As reuniões contaram com a participação de representantes da empresa Ambgis (contratada para elaboração do Plano de Manejo), funcionários da Fundação Florestal, conselheiros da UC e sociedade civil.
 
Dia 24 de maio de 2018
 
Pedro Barboza Oliva, analista ambiental da FF e suplente do gestor da APA Tietê Waldnir Gomes, em férias,  fez a abertura dos trabalhos agradecendo a presença de todos. Em seguida passou a palavra para o representante do Núcleo Planos de Manejo da FF, Aleph Palma, que fez apresentação esclarecendo sobre o Comitê de Integração dos Planos de Manejo e sobre a concepção metodológica de zoneamento que será aplicada nas APAs terrestres do Estado de São Paulo, definido no âmbito do referido Comitê. Foi destacado que o Plano de Manejo da APA Tietê vem sendo elaborado via empresa contratada para realização deste serviço, por um contrato anterior à constituição do Comitê, e por esta razão seguirá as suas orientações metodológicas a patir da etapa de zoneamento; destacou-se também que a etapa anterior, Diagnóstico, já foi finalizada, porém está aberta para contribuições públicas tanto no portal criado e divulgado para este fim até o dia 15 de julho de 2018, quanto diretamente na gestão da UC ou sede da FF.
 
    
 
Em seguida, Marcelo Costa e Rogério Peter, da Ambgis, apresentaram a proposta preliminar de zoneamento da APA Tietê, aplicando as tipologias de zonas e áreas definidas pela Fundação Florestal. Foram destacados os critérios utilizados para mapeamento e desenho da proposta e também resposndidos alguns questionamentos a respeito da diferenciação entre zonas e áreas. Os participantes da oficina dirimiram algumas dúvidas e se manifestaram sobre algumas preocupações sobre o territrório, que foram resposndidas tanto pela empresa quanto pelos técnicos da FF.
Seguiu-se para a dinâmica com mapas e normas distribuídos na mesa do salão, na qual todos puderam contribuir tanto nos desenhos de zonas e áreas quanto na minuta de normas, com o auxílio das equipes presentes. Os principais pontos de contribuição foram apresentadas a todos.  
Como encaminhamento definiu-se a data do dia 11 de julho, a noite, para oficina de Programas de Gestão no município de Tietê com definição em aberta sobre local.Todos os presentes constataram a pouca representatividade dos seguimentos do território  e se comprometeram com a divulgação do próximo encontro; a gestão da UC ficou de elaborar um banner ou outro tipo de material para divulgar.
 
   
 
Dia 25 de maio de 2018
 
A Oficina seguiu-se nos mesmos moldes do encontro no município de Tietê. Pedro Barboza Oliva, analista ambiental da FF e suplente do gestor da APA Tietê Waldnir Gomes, em férias, fez a abertura dos trabalhos agradecendo a presença de todos. Em seguida passou a palavra para o representante do Núcleo Planos de Manejo da FF, Aleph Palma, que fez apresentação esclarecendo sobre o Comitê de Integração dos Planos de Manejo e sobre a concepção metodológica de zoneamento que será aplicada nas APAs terrestres do Estado de São Paulo, definido no âmbito do referido Comitê. Foi destacado que o Plano de Manejo da APA Tietê vem sendo elaborado via empresa contratada para realização deste serviço, por um contrato anterior à constituição do Comitê, e por esta razão seguirá as suas orientações metodológicas a patir da etapa de zoneamento; destacou-se também que a etapa anterior, Diagnóstico, já foi finalizada, porém está aberta para contribuições públicas tanto no portal criado e divulgado para este fim até o dia 15 de julho de 2018, quanto diretamente na gestão da UC ou sede da FF.
 
 
Em seguida, Marcelo Costa e Rogério Peter, da Ambgis, apresentaram a proposta preliminar de zoneamento da APA Tietê, aplicando as tipologias de zonas e áreas definidas pela Fundação Florestal. Foram destacados os critérios utilizados para mapeamento e desenho da proposta e também resposndidos alguns questionamentos a respeito da diferenciação entre zonas e áreas. Os participantes da oficina dirimiram algumas dúvidas e se manifestaram sobre algumas preocupações sobre o territrório, que foram resposndidas tanto pela empresa quanto pelos técnicos da FF.
 
Seguiu-se para a dinâmica com mapas e normas distribuídos na mesa do salão, na qual todos puderam contribuir tanto nos desenhos de zonas e áreas quanto na minuta de normas, com o auxílio das equipes presentes. Como encaminhamento definiu-se a data do dia 12 de julho, a noite, para oficina de Programas de Gestão no município de Tietê com definição em aberta sobre local.Todos os presentes constataram a pouca representatividade dos seguimentos do território e se comprometeram com a divulgação do próximo encontro; a gestão da UC ficou de elaborar um banner ou outro tipo de material para divulgar. 

O encontro de Consulta Pública para a elaboração do Plano de Manejo da APA Tietê - Etapa Programas de Gestão ocorreu em dois encontros: dia 11 de julho de 2018 no Salão Nobre da Câmara Municipal de Tietê, às 19h00; e dia 12 de julho de 2018 no Paço Municipal da Prefeitura de Jumirim, às 18h30.
As reuniões contaram com a participação de representantes da empresa Ambgis (contratada para elaboração do Plano de Manejo), funcionários da Fundação Florestal, conselheiros da UC e sociedade civil.
 
Dia 11 de julho de 2018 
 
Diego Hernandes Laranja, gerente das Unidades de Conservação da Região Metropolitana da FF, fez a abertura dos trabalhos agradecendo a presença de todos e ressaltando o momento especial em que se encontra a elaboração do Plano de Manejo da APA Tietê. Em seguida passou a palavra para o representante do Núcleo Planos de Manejo da FF, Aleph Palma, que fez apresentação da concepção metodológica dos Programas de Gestão das APAs terrestres do Estado de São Paulo, chamando atenção para o esclarecimento dos objetivos de cada Programa definido pelo Comitê de Integração dos Planos de Manejo da SMA. Destacou também as datas limites para contribuições da estapas Diagnóstico e Zoneamento, ambas até o dia 15 de julho, e Etapa de Programas de Gestão, até o dia 27 de julho, impreterivelmente; o próximo encontro foi divulgado como de Devolutivas das contribuições, definido para o dia 15 de agosto em local a confirmar.
 
A palavra foi passada ao Secretário de Meio Ambente de Tietê, George Nicolosi, que mais uma vez agradecu a presença de todos e reforçou a importância da participação, elogiando o trabalho técnico que vêm sendo desenvolvido até o momento. Marcelo, da Ambgis, seguiu com as apresentações programadas, com a versão preliminar dos Programas de Gestão desenvolvidos para a APA Tietê; na oportunidade, foi destacado que os Programas foram construídos a partir, principalmente, da Avaliação Estratégica elaborada no âmbito do Plano de Manejo, utilizando a matriz SWAT (FOFA) e as diversas contribuições que apareceram durante o processo de elaboração do plano.
 
  
Na parte prática da Oficina ocorrida, foram dispostos na mesa de trabalho as matrizes de cada Programa, junto às fichas de coleta de contribuição. Divididos em grupos, os participantes puderam ler com atenção as Ações e Atividades integrantes dos Programas, indicando, no geral, inserções pontuais ou novas Ações a serem incluídas nos Programas. Os grupos socializaram brevemente as contribuições em linhas gerais, ao passo que o Secretário George realizou o fechamento da Oficina, desejando um bom retorno de todos para casa.
 
   
 
Dia 12 de julho de 2018
 
O prefeito de Jumirim, Darci Schiavi, abriu a oficina, dando as boas-viundas a todos e contando um pouco das tradições italianas da região; em seguida, a diretora das Unidades de Conservação da Região Metropolitana e Interior da Fundação Florestal, Lucila Manzatti agradeceu a presença de todos e a hospitalidade do município de Jumirim, ressaltando o momento especial em que se encontra a elaboração do Plano de Manejo da APA Tietê.  Da mesma maneira como a oficina do dia 11, o representante do Núcleo Planos de Manejo da FF, Aleph Palma, seguiu com a apresentação da concepção metodológica dos Programas de Gestão das APAs terrestres do Estado de São Paulo, chamando atenção para o esclarecimento dos objetivos de cada Programa definido pelo Comitê de Integração dos Planos de Manejo da SMA. Destacou também as datas limites para contribuições da estapas Diagnóstico e Zoneamento, ambas até o dia 15 de julho, e Etapa de Programas de Gestão, até o dia 27 de julho, impreterivelmente; o próximo encontro foi divulgado como de Devolutivas das contribuições, definido para o dia 15 de agosto em local a confirmar.
 
    
 
Na parte prática da Oficina ocorrida, foram dispostos na mesa de trabalho as matrizes de cada Programa, junto às fichas de coleta de contribuição. Divididos em grupos, os participantes puderam ler com atenção as Ações e Atividades integrantes dos Programas, indicando, no geral, inserções pontuais ou novas Ações a serem incluídas nos Programas. Os grupos socializaram brevemente as contribuições em linhas gerais, ao passo que o Prefeito Darci Schiavi realizou o fechamento da Oficina.
 
 
 
 
 
Encontro - Etapa Zoneamento
 
Encontro - Etapa Programas de Gestão