Em reunião do Conselho do PESM - Núcleo Caraguatatuba, realizada em 3/2/2014, foram criados 2 grupos de trabalho para definir estratégias de implantação e desenvolvimento das 12 ações propostas pelo Conselho. As ações são resultado das 3 oficinas organizadas, no final de 2013, pela Coordenadoria de Fiscalização Ambiental da SMA de São Paulo, objetivando capacitar e aprimorar a atuação dos Conselho dos Parques Estaduais do Estado de São Paulo, envolvendo-o no Plano Estadual de Fiscalização das Unidades de Conservação, por meio do Sistema Integrado de Monitoramente (SIM). O PESM-Caraguatatuba foi uma das Unidades escolhidas para o desenvolvimento do trabalho, representando a região do Litoral Norte. Os grupos criados em função das ações propostas foram:
 
- Grupo de Trabalho de Educação Ambiental; e
- Grupo de Trabalho Mobilização/Integração.
 
Atas das Reuniões do Conselho Gestor
PESM Caraguatatuba
 
 
 
 
 
Reunião - 24 de fevereiro de 2014
 
Ações do GT:
- Ação 1 – Aproximação do Conselho do PESM-C com as escolas do entorno do Parque e sua comunidade
- Ação 2 Inserção do PESM-C como uma das atividades turísticas do LN

Reunião - 23 de abril de 2014
 
Ação 1 – Aproximação do Conselho do PESM-C com as escolas do entorno do Parque e sua comunidade
- Selecionadas 3 escolas para dar início ao trabalho de conscientização dos alunos sobre a importância do PESM-C para a vida da cidade: EMEI/EMEF Profª Ainda de Almeida Castro Grazioli e EMEI/EMEF Bernardo Ferreira Louzada (ambas no bairro Rio do Ouro) e EMEI/EMEF Profº Jorge Passos (bairro do Jaraguazinho).
Ação 2 Inserção do PESM-C como uma das atividades turísticas do LN
- Discussão sobre a viabilidade de reprodução do material construído pelo Grupo e encaminhamento para aprovação do mesmo no Conselho: proposta de material de divulgação.

Reunião - 12 de maio de 2014
 
Reunião - 05 de junho de 2014
Reunião - 16 de junho de 2014
 Reunião - 29 de agosto de 2014
 
 

  
Reunião - 24 de fevereiro de 2014
 
Ações do GT:
 
Ação 1 - Curso de iniciação à observação de aves
Uma forma de melhorar tal situação é fazer com que a comunidade do entorno conheça e interaja com a UC. Este contato será realizado com o curso de “Iniciação à observação de aves”.
Questões que ainda necessitam de lapidação:
  • Definir a faixa etária do público alvo. Antecipadamente sabemos que as escolas do entorno oferecem ensino até o 9° ano. Propusemos que o público alvo de maior impacto seria o de Ensino Fundamental. Podemos utilizar público infantil como disseminador de conhecimento
  • técnico e de conservação além de mobilizador dos adultos;
  • Ave símbolo: o emprego do “animal bandeira” tem como característica principal o apelo ao público em geral. A escolha da espécie desencadeia no público visitante/ entorno a perspectiva de preservar o meio ambiente em que este animal se encontra. Há uma identificação por parte dos habitantes do entorno que UC é o local que merece ser preservado pela presença da espécie eleita. A escolha da espécie poderá ser feita por cada escola visitante ou apenas uma
  • espécie que represente a UC;
  • A proposta é que as atividades sejam realizadas fora do período escolar, podendo ganhar o cunho de atividade extracurricular.
  • Cartilha ilustrada voltada para o público infantil, que será realizado no curso.
Ação 2 – “Minuto ecológico”
A proposta nesta ação será abordar pássaros e plantas que tem ou tinham importância no local.
  • Neste caso, o veículo de disseminação serão as mídias. Em plano piloto, a sugestão é de utilizarmos à rádio, se estendendo futuramente as mídias presentes em restaurantes e locais públicos em geral;
  • A gravação já será entregue na rádio pronta a ser divulgada. Surgiu a oportunidade de gravação do áudio no estúdio SWGTA, propriedade do Gabriel da Fonseca, aluno do Módulo, que possui todos os equipamentos para que este seja realizado sem maiores problemas. Desta forma, dispensamos a utilização do estúdio da emissora.
  • Uma nova data já ficou marcada para a separação de material e finalização das questões que permaneceram em aberto. Ficou definido que o próximo encontro deste grupo será dia 18/03 as 9h, na UC.
Reunião - 16 de junho de 2014