O polo 7 é constituído pelo Núcleo Itutinga-Pilões, do P.E. Serra do Mar.
 
A seguir observa-se o polo 7 com algumas demarcações de território, como os limites das UC, dos municípios vizinhos, bacias hidrográficas etc.
 
 
 
No polo 7, a Formação Socioambiental (FS) tem contado com a presença de representantes do poder e da sociedade civil que, embora em menor número, vem contribuindo substancialmente com suas representações e posicionamentos acerca dos problemas e questões socioambientais que impactam direta e indiretamente as UC da região.

Apresentação - 1º Encontro
 
Apresentação - 2º Encontro
 
Apresentação - 3º Encontro


Nos encontros da FS em Cubatão tivemos boa presença e participação de diferentes agentes sociais que frequentam o Conselho da UC do polo 7. A seguir, ilustramos o 1º encontro realizado com algumas imagens.
 
  
  
 

O segundo encontro foi dedicado a basicamente dois objetivos: 1) compartilhar diferentes visões e posicionamentos sobre os problemas ambientais que atingem as UC e definir com qual trabalhar primeiro; 2) identificar, refletir a respeito, dialogar e definir quais causas do problema escolhido, os Conselhos enfrentarão.
 
Destacamos as seguintes imagens deste encontro, a seguir.
 
  
  
 
 
Ilustramos aqui os resultados das reflexões e boas discussões que ocorreram nos grupos de trabalho nesta segundo oficina. Os resultados referem-se ao processo de definição do problema ambiental de fiscalização a partir do qual o Conselho pautará seu envolvimento com o SIM, assim como a identificação e escolha dos descritores (como o problema se manifesta na UC) e respectivas causas a serem objeto de reflexão e planejamento de intervenções (clique para ampliar).
 
 
  
Em verde, o problema de fiscalização escolhido; em azul, seus descritores; em rosa, suas causas; em vermelho, as causas definidas pelo Conselho para serem enfrentadas com o Plano de Intervenções.
 
O que se pode antecipar sobre a relação entre estes resultados - escolhas e decisões - do Conselho, e o planejamento de ações no âmbito do SIM, é a potencial influência positiva nas revisões do plano de ações de fiscalização, seja chamando a atenção a problemas considerados pouco críticos ou mesmo desconsiderados nas primeiras versões dos plano de fiscalização da UC.


No dia 26 de novembro de 2013 o Conselho do Núcleo Itutinga-Pilões do Parque Serra do Mar reuniu-se pela terceira vez com a finalidade de concluir o ciclo de trabalhos que teve início em julho e terminou com a construção - inicial - de uma agenda do Conselho voltada ao enfrentamento de causas consideradas pelo grupo como estruturais para o problema das ocupações irregulares.
 
Diferentemente dos demais locais de atuação da FS-SIM, neste polo 7 a opção dos participantes foi de não haver grupos menores, mas sim de a reflexão e o debate derem realizados no grupos maior, com cerca de quinze pessoas.
 
Embora seja uma opção legítima, sabemos que a técnica de realizar reflexões e debates em grupos menores direciona-se à criar uma situação que possibilite o acesso de todos aos trabalhos. Assim, este se torna efetivamente participativo. Ainda assim, a escolha do grupo foi aceita e, deste modo, todo debruçaram-se sobre a causa que consideraram a mais importante: falta de comunicação entre os poderes. Por "poderes", o grupo esclareceu que se refere à sociedade civil, ao poder público e ao setor privado. Desta maneira, os participantes optaram por, em primeiro lugar, adequar o funcionamento do Conselho para que este seja, efetivamente, "um espaço de integração entre estes poderes".
 
A seguir, ilustramos o 3º Encontro do Polo 7 com algumas imagens.
 
   
 
O produto do encontro, que expressa todo o percurso e representa um aporte à agenda de gestão do Conselho Consultivo, é ilustrado a seguir (clique para ampliar). 
 
 
 
O que se observa é um resultado orientado a focar na composição do Conselho e restabelecimento de sua legitimidade como espaço articulador entre diferentes segmentos e grupos sociais. Isso foi tomado pelos participantes como fundamental para lidar com a deficiência na comunicação entre a sociedade civil, o poder público e setor privado, para enfrentamento do problema de fiscalização ambiental de ocupações irregulares a impactar diferentes porções do Núcleo Itutinga-Pilões do Parque Serra do Mar.