A resolução conjunta das Secretarias de Estado do Meio Ambiente e de Agricultura (SMA/SAA) foi publicada no Diário Oficial do Estado, de 22 de dezembro de 2009 e objetiva estabelecer as diretrizes para incentivar as práticas de agricultura sustentável em áreas de proteção e recuperação dos mananciais da Unidade de Gerenciamento dos Recursos Hídricos do Alto Tietê. Esta resolução estabelece as estratégias adotadas pelas duas Secretarias para a implantação de projetos e programas que efetivem as práticas da agricultura sustentável na região.

  A extensão rural agroecológica, manual de boas práticas agrícolas e ambientais, Centro de Referência em Agroecologia e as redes sociais são algumas das estratégias estabelecidas nesta resolução.

 
Para mais informações e para conhecer a Resolução na íntegra, envie-nos uma mensagem - redeagroecologia@ambiente.sp.gov.br
 


            O Projeto Agricultura Metropolitana é realizado no Brasil pelo Instituto PENSA, TransForum e ReosPartners e tem como objetivo promover o diálogo e apoiar ações relacionadas aos diversos papéis que a agricultura pode desempenhar nas áreas metropolitanas. Está sendo desenvolvido de forma paralela em seis cidades no mundo – Amsterdã, Chennai/Madras, Johannesburgo, Londres, Detroit e São Paulo e será oficialmente lançado em um encontro global de três dias: a Conferência Internacional em Amsterdã.

A primeira fase consistiu na realização de oficinas nas seis cidades. Em São Paulo, a oficina inaugural foi realizada no dia 25 de novembro de 2009, no Parque da Água Branca.

O segundo encontro ocorrerá no próximo dia 9, na UMAPAZ (Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz), no Parque Ibirapuera, com início as 8:30 horas, objetivando o detalhamento do desenho para as próximas fases.

 

Mais informações: http://metroagsp.ning.com

 

 
   No dia 25 de novembro realizamos, juntamente com as equipes da Coordenadoria de Educação Ambiental da SMA e da Casa da Agricultura Ecológica de Parelheiros, a Primeira Oficina para a Construção do Manual de Boas Práticas Agroambientais.
 
 

   Este Manual é uma das ações do Projeto Guarapiranga Sustentável, que visa a orientação dos agricultores que aderirem ao Protocolo de Boas Práticas sobre como deve ser a produção agrícola nessa região.

 
   A construção desse manual está sendo feita de forma participativa, para que atenda à realidade dos agricultores. Nessa oficina estavam presentes mais de 20 produtores rurais, que participaram das atividades, levantaram suas dúvidas, apontaram para aspectos que não podem deixar de constar no Manual e trocaram experiências.