Projeto “Nascentes do Guarapiranga”
 
 
A cidade, que faz parte da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo e localiza-se na Região Metropolitana de São Paulo, tem toda a sua área inserida em áreas de Proteção à Mananciais e está no domínio da Mata Atlântica. Devido a todas essas características, o Programa de conservação e proteção dos corpos hídricos “Nascentes do Guarapiranga” é de extrema importância para a conservação da biodiversidade local e da produção de água para parte da Região Metropolitana de São Paulo.
 
 Dentre os objetivos do Programa figuram: 
 
 
 
 
  • localizar e geo-referenciar as nascentes dos principais córregos localizados no Município de Itapecerica da Serra;
  • diagnosticar os impactos ambientais existentes no entorno das nascentes identificadas.
  • capacitar os jovens e torná-los agentes ambientais.
  • promover a conscientização ambiental da população do entorno;
  • viabilizar a participação da sociedade no programa, incentivando a preservação das nascentes;
  • implementar um amplo programa de educação ambiental atingindo todo o município;
  • consolidar a gestão descentralizada e participativa do projeto no Município, articulando com a iniciativa privada, poder publico e fóruns colegiados locais e regionais, tais como, o Subcomitê Cotia Guarapiranga e o Comitê do Alto do Tiete.
 
 
 Programa de Jovens da reserva da Biosfera
 
 
O programa foi lançado em 1996 e implementado em Itapecerica da Serra a partir de 2002.
 
O foco do programa são os jovens em situação (potencial ou real) de risco social, sem perspectivas de trabalho ou de sustentação econômica. As ações são voltadas para que estes possam adquirir conhecimentos técnicos e profissionais de grande valor para o mercado de trabalho e, assim, desenvolver seu potencial de desenvolvimento humano, com consciência e compromisso sócio-ambiental, ao mesmo tempo em que conservam e recuperam o ambiente.