Agricultura Natural como fator de incentivo ao desenvolvimento sustentável na região de Guarapiranga
 
 
 
 
O Seminário "A agricultura natural como fator de incentivo ao desenvolvimento sustentável na região de Guarapiranga-SP" foi realizado no dia 13 de março de 2008 e reuniu produtores agrícolas da região, convidados que atuam na área e palestrantes renomados.

  
O Centro de Pesquisa Mokiti Okada, a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, o SEBRAE-SP, a subprefeitura de Parelheiros e o Banco do Brasil firmaram neste dia uma parceria para promover o desenvolvimento sustentável da região de Guarapiranga-SP. Produtores agrícolas do local participarão de um projeto piloto com o intuito de implantar modelos e soluções sustentáveis para o entorno da Bacia de Guarapiranga.
 
 
Além da parceria, o grupo lançou o projeto de um selo de Indicação de Procedência para fortalecimento da identidade local e do valor agregado aos produtos e serviços da região.
 
 
Tudo isso aconteceu durante o Seminário “Agricultura Natural como Fator de Incentivo ao Desenvolvimento Sustentável na Região de Guarapiranga-SP”, que aconteceu no Solo Sagrado, em Guarapiranga.
 
 
Dentro do acordo, o Centro de Pesquisa Mokiti Okada (CPMO) prestará assistência técnica aos produtores no processo de conversão do método de cultivo convencional para o método de Agricultura Natural, que elimina o uso de agrotóxicos, promove a valorização do produtor, a recuperação e preservação do solo. A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente arregimentará os produtores e subsidiará o projeto através do Programa de Agricultura Urbana e Periurbana (PROAURP), que estimula a inclusão social com medidas relacionadas à agroecologia.
 
 
O SEBRAE-SP se responsabilizará pela capacitação dos produtores para o empreendedorismo e associativismo como bases para o desenvolvimento contínuo dos negócios. O Banco do Brasil integrará o projeto através do programa de Desenvolvimento Regional Sustentável, que apóia ações nas áreas rurais e urbanas.
 
  
O projeto é uma iniciativa do Centro de Pesquisa e conjuga os esforços das instituições parceiras e produtores locais para a busca permanente de soluções efetivas para os problemas socioambientais da região.