Agroecologia
 
 
No Brasil, o termo "agroecológico" ou "agricultura agroecológica" é empregado para designar um segmento da agricultura sustentável que tem foco nos aspectos sociais da produção, como se fossem um grupo "a parte" do movimento orgânico crescente no país. Mas o seu significado é mais amplo, constituindo-se em uma nova abordagem da agricultura que integra as diversas descobertas e estudos da natureza e suas inter-relações aos aspectos econômicos, sociais e ambientais da produção de alimentos.
 
De forma resumida, podemos dizer que a Agroecologia é "base", o alicerce, onde foram construídas as diferentes vertentes ou "correntes" de uma agricultura sustentável, como: 

 

  • Agricultura Orgânica ou Biológica
  • Agricultura Biodinâmica
  • Agricultura Natural
  • Permacultura
     

 Agricultura Orgânica

 
A agricultura orgânica é a linha mais difundida da agroecologia. Organismos internacionais, como a IFOAM (Federação Internacional dos Movimentos de Agricultura Orgânica) e nacionais (MAPA - Lei 10.831 de 23 de dezembro de 2003) tem como princípio e prática a agregação de todas as demais vertentes à agricultura orgânica, respeitando, é claro, as especificidades de cada uma.
 
 

Sua base técnica está na manutenção da fertilidade do solo e da saúde das plantas por meio da adoção de boas práticas agrícolas, como a diversificação e rotação de culturas, adubação orgânica, manejo ecológico de pragas e doenças e a preservação ambiental.

 

Mercado de produtos orgânicos

 
Mundial
 

De acordo com a IFOAM, a área mundial supera os 30 milhões de hectares, sendo praticada em todos os continentes (figura 1)

 

 Nacional
 
O Brasil apresenta um número crescente de produtores orgânicos, muitos motivados pelos preços atuais desses produtos, mas, sobretudo, pela necessidade crescente de atender a demanda da população por alimentos mais saudáveis, produzidos de forma sustentável.
 

Os principais produtos brasileiros são a soja, café, frutas, cana-de-açúcar, cacau (Japão e União Européia) palmito, gado de corte e leite e hortaliças (mercado interno, pequenas propriedades com gestão familiar e diversidade de produtos).

 

 Agricultura Biodinâmica

 
A agricultura biodinâmica é um sistema de manejo agrícola baseada nos princípios da Antroposofia (conhecimento do ser humano). Teve origem a partir de uma série de oito conferências ministradas pelo filósofo Ruldof Steiner, em 1924, na Polônia.
 
 
Influências cósmicas no desenvolvimento das plantas e animais e interação de forças espirituais (ou energias sutis) com plantas, animais e o homem são características deste sistema.
 
 
A diversificação da produção, a integração entre as atividades e auto-sustentação da propriedade são princípios básicos desta forma de manejo. Vale lembrar que estes princípios de "auto-sustentabilidade" são os mesmos de todas as outras correntes da Agroecologia.

 

 Agricultura Natural
 
 
A agricultura natural surgiu no Japão, em 1935. Seu fundador foi Mokiti Okada, que propôs um sistema de produção agrícola que "imitasse" a natureza:
 

"A harmonia e prosperidade entre os seres vivos é fruto da conservação do ambiente natural, a partir da obediência às leis da natureza".

 

Outras práticas sustentáveis são utilizadas nesta e nas demais vertentes da agroecologia, mas diferentemente dos outros sistemas, a agricultura natural não emprega esterco animal e faz uso de compostos vegetais, que conservam a pureza do solo e permitem a reciclagem dos nutrientes para o desenvolvimento das plantas.

  
Permacultura  
 
A permacultura, também chamada de "agricultura permanente", teve início na década de 70, com as idéias de Bill Mollison, na Austrália.

   

Nesta vertente procura praticar uma agricultura da forma mais integrada possível com o ambiente natural, imitando as matas e florestas naturais, buscando integrar lavouras, com espécies florestais e pastagens e criações animais.
    
Os aspectos paisagísticos, a sustentabilidade socioambiental das atividades são princípios básicos da Permacultura e comum às outras vertentes da Agroecologia.

Olho

O formato oval (ao lado) é o  símbolo da permacultura e representa o ovo da vida.(“Permacultura” de Bill Mollison).
 
               (texto de Araci Kamiyama)
 
 
 
 
Leia mais sobre Agricultura Sustentável: