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Requerimentos 
Página atualizada em 08 de julho de 2025 às 15:33
 

 
 
 
Gerando e preenchendo requerimentos de autorização
 
 
 Tela da aba requerimentos
 
 
  • Acesse a aba Requerimentos
  • Selecione o tipo de requerimento desejado e clique " Novo" para iniciá-lo.
  • Preencha o requerimento conforme manuais.




Localizando e acessando requerimentos
 
 
 
 Busca da aba requerimentos
  
 
  • Acesse aba Requerimentos.
  • Requerimentos gerados e preenchidos são mostrados na aba para consulta e/ou edição.
  • Busque o requerimento diretamente na tabela constante na aba, ou utilize os filtros de busca. Clique para instruções de uso do mecanismo de pesquisa.
  • Clique " número" do requerimento para acessá-lo.
  • Requerimentos com autorizações emitidas terão o ícone . Clique para abrir o documento.


 
 
Acompanhando a análise de um requerimento
 
 
Tela da aba requerimentos
 
 
  • Acesse a aba Requerimentos.
  • Localize o requerimento na lista ou com o auxílio do mecanismo de busca
  • Acompanhe o andamento da análise pela coluna “Situação”.
  • Verifique o "Dicionário de situações" para mais detalhes.

 
Dicionário de situações
Situação (A→Z)Descrição
Alteração requerida
Liberado para alteração, após acionamento do botão “requerer alteração”. Disponível para edição e inclusão de anexos. Indisponível para análise, a não ser que usuário acione o botão “requerer análise”.
Autorização cancelada
Autorização cancelada a pedido do empreendimento ou pelo órgão. Requerimento indisponível para alterações. Botão de “requerer alteração” indisponível.
Em análise
Analise iniciada, mas não concluída. Requerimento indisponível para alterações. Botão de “requerer alteração” indisponível.
Emitida autorização
Análise concluída. Autorização concedida e emitida. Ícone da impressora disponível para visualização e impressão do documento. Requerimento indisponível para alterações. Botão de “requerer alteração” indisponível.
Encaminhado para consideração superior
Análise concluída. Parecer encaminhado para deliberação pela chefia do setor. Requerimento indisponível para alteração.
Requer análise
Requerimento submetido após acionamento do botão “requerer análise”. Análise solicitada, mas não iniciada. Indisponível para alteração, a não ser que usuário acione o botão “requerer alteração”, disponível na tela inicial do requerimento.
Requerimento cancelado
Requerimento cancelado pelo órgão ou a pedido do empreendimento. Requerimento indisponível para alteração.
Requerimento em elaboração
Requerimento disponível para preenchimento, após ser gerado no sistema. Análise não requerida. Botões “Atualizar”, “Verificar” problemas” e “Requerer análise” disponíveis.
Requerimento indeferido
Análise concluída. Autorização negada. Requerimento indisponível para alterações.
Solicitada informação complementar
Análise suspensa. Solicitada complementação de informações pelo órgão. Requerimento indisponível para alteração, a não ser que usuário acione o botão “requerer alteração” (único disponível).
 
 

 
 
Editando um requerimento / Atendendo um pedido de complementação
 
 
Tela da aba Dados básicos
 
  • Localize e acesse o requerimento.
  • Caso o requerimento não esteja disponível para alterações, clique " Requerer alteração" na aba Dados Básicos.
  • O requerimento será liberado para alterações.
  • Faça as edições necessárias. 
  • Após conclusão, requeira análise novamente.
  • Se necessário, consulte o item "gerando e preenchendo requerimentos de autorização" para instruções de preenchimento.
 
 
Nota:
 
Requerimentos indeferidos, cancelados ou com autorização emitida não podem ser editados.  
 
 

 
 
Acessando e respondendo mensagens via requerimento (aba Mensagem)
 
 
Tela de preenchimento de resposta da aba Mensagem
 
  • Clique no ícone para acessar a mensagem.
  • Na aba Mensagem, leia a mensagem enviada pelo órgão ao empreendimento.
  • Clique para abrir o documento anexado à mensagem (caso exista um).
  • Para responder a mensagem, acesse aba Resposta.
  • Escreva a resposta no campo “Texto da Mensagem”.
  • Clique e selecione o arquivo a ser anexado à resposta (caso precise).
  • Após carregamento do arquivo, clique " Adicionar” para adicionar o arquivo à resposta.
  • Repita o processo caso precise anexar outros arquivos.
  • Clique “” para excluir algum arquivo anexado.
  • Clique “ Atualizar” a qualquer tempo para gravar a mensagem digitada.
  • Ao final, clique para concluir o envio. (Atenção: não é possível desfazer ou refazer a operação).
  • Clique para prosseguir.
  • A mensagem será enviada e a data de envio será registrada na tabela.


 
 
Botão " Novo" ausente na aba Requerimentos    
 
 
 
Destaque para o botão ausente
  
 
 
Descrição:  ao acessar aba “Requerimentos”, o botão “ Novo” não está disponível, impossibilitando a geração de novos requerimentos.
 
 
Causas possíveis: 
  1. Usuário logado não possui permissão habilitada para inclusão
  2. Situação do empreendimento impede a geração de novos requerimentos.
 
 
Soluções:
  1. Verifique cadastro do usuário na aba “Equipe/consultoria”. Caso a permissão para inclusão não esteja habilitada, solicite que outro usuário da equipe com essa permissão habilite-a; ou solicite que este usuário gere o novo requerimento.
  2. Verifique a situação do empreendimento (no cabeçalho da página). Algumas situações, tais como “cancelado” ou “encerrado” impossibilitam a geração de novos requerimentos. Caso a situação no sistema não corresponda à situação real do empreendimento entre em contato com o órgão e solicite a correção.


 
 
Alerta "Por favor, selecione um tipo de autorização" 
 
 
 
 Alerta
 
 
 
Descrição: Ao clicar no botão de “ Novo”, a página carrega mas não gera um novo requerimento. Um alerta "Por favor, selecione um tipo de autorização" mostrado na tela.
 
 
Causa: Campo "Selecione o requerimento" não foi preenchido.
 
 
Soluções: Certifique-se de selecionar o tipo de requerimento antes clicar no botão “ Novo”.
 
 

 
 
Mensagem "Atenção! A situação atual do empreendimento não permite cadastrar esse tipo de Autorização."
 
 
Mensagem
 
 
Descrição: na aba Requerimento, ao selecionar o tipo de requerimento e clicar " Novo" para iniciar o cadastro, a mensagem de alerta é mostrada.
 
Causas possíveis:
  1. Empreendimento não possui Autorização de Uso e Manejo emitida.
  2. Empreendimento obteve Autorização de Uso e Manejo, mas situação não foi alterada para "autorizado".
  3. Situação do empreendimento é "cancelado" ou "encerrado".
 
Soluções possíveis:
 
  1. Obtenha Autorização de Uso e Manejo para o empreendimento.
  2. Se empreendimento obteve Autorização de Uso e Manejo inicial e situação permanece como "cadastro ativo" ou "em processo de autorização", solicite correção pelo órgão.
  3. Se empreendimento possui Autorização de Uso e Manejo, mas situação é "suspenso", "cancelado" ou "encerrado", entre em contato com o órgão.