Autorização de Instalação
Página atualizada em 01 de dezembro de 2025 às 17:28
Operações
Dúvidas frequentes
Aba Dados Básicos
Tela da aba Dados Básicos
- Selecione a finalidade do requerimento e preencha os demais campos.
- Clique em "
Atualizar Requerimento".
- Alerta "Requerido!" indica os campos obrigatórios. Preencha-os para atualizar.
- Clique em
para prosseguir.
- O requerimento será gravado no sistema e receberá um número de registro.
- Novas abas serão habilitadas para preenchimento. Preencha-as.
Aba Espécies
Mantenha no requerimento as espécies para as quais os recintos e instalações serão destinados
Tela da aba espécies no requerimento de Autorização de Instalação
- Confira a lista de espécies apresentada no requerimento. As espécies exibidas são importadas de Cadastros Prévios vigentes e emitidos antes do requerimento ser iniciado.
- Clique
para excluir espécies do requerimento.
- Não é possível adicionar novas espécies ao requerimento.
Aba Instalações
Selecione as instalações e os recintos para os quais deseja autorização para construir ou reformar
Tela da aba Instalações
- Na subaba Instalações, marque as instalações a serem incluídas no requerimento.
- Na subaba Recintos, marque os recintos a serem incluídos no requerimento.
- Clique "
Atualizar" para salvar a seleção.
Nota:
Estarão disponíveis para seleção recintos e instalações previamente cadastrados a partir das abas Recintos e Instalações do menu principal; e que não tenham sido incluídos em requerimentos anteriores.
Aba Anexos
Anexe a documentação relacionada à Autorização a ser requerida
Tela de cadastro e carregamento de anexos
Aba Documentos
Tela da aba Documentos
- Aba apenas para consulta. Não é necessário preencher qualquer informação.
- Esta aba apresenta informações sobre o documento emitido para o requerimento (quando for o caso).
- O documento pode ser emitido a partir da tela inicial da aba Requerimentos, clicando no botão
.
Requerendo análise
Após preenchido o requerimento, requeira análise pelo órgão (ou emita a Autorização, caso seja de emissão automática)
Tela da aba dados básicos
- Após preencher o requerimento, retorne à aba Dados Básicos.
- Clique "
Verificar problemas" para verificar informações faltantes. Solucione as pendências existentes para conseguir finalizar.
- Clique "
Requerer análise".
- Clique
para prosseguir.
- O requerimento será submetido para análise pelo órgão ficará indisponível para alterações.
- Clique "
Retornar" para voltar à aba "Requerimentos".
- O requerimento ficará disponível para consulta e acompanhamento na tela principal da aba "Requerimentos".
Notas:
- Emissão automática: Requerimentos com o botão "
Finalizar" em substituição ao botão " Requerer Análise" terão a autorização emitida automaticamente após acionamento do botão. A autorização estará disponível para consulta e/ou impressão na aba Requerimentos, no ícone .
"Nenhuma espécie encontrada!..." / Espécies não importadas
Tela da aba Espécies, com mensagem
Descrição: aba Espécies não importou qualquer espécie, ou não importou espécies de determinado Cadastro Prévio.
Causas:
- Não existem Cadastros Prévios emitidos de onde as espécies possam ser importadas.
- Os Cadastros Prévios emitidos estão fora do prazo de validade.
- O requerimento de Autorização de Instalação foi gerado no sistema em data anterior à emissão do Cadastro Prévio.
- O Cadastro Prévio foi emitido sem data de validade.
Solução:
- No caso de não haver Cadastros Prévios emitidos, requeira e obtenha um. Após emissão do Cadastro Prévio, gere novo Requerimento de Autorização de Instalação.
- Caso o empreendimento possua Cadastros Prévios emitidos, verifique se estão válidos. Caso tenham vencido antes de iniciado o requerimento de Autorização de Instalação, requeira novo Cadastro Prévio. Após emissão do Cadastro Prévio, gere novo Requerimento de Autorização de Instalação.
- Caso o requerimento de Autorização de Instalação tenha sido iniciado antes da emissão do Cadastro Prévio, ele não importará as espécies. Nesse caso, inicie um novo requerimento de Autorização de Instalação.
- Caso o Cadastro Prévio tenha sido emitido sem data de validade, entre em contato com o órgão para correção.
Espécie (ou táxon) em vermelho na aba Espécies
Tela da aba Espécies. Em destaque, espécie não localizada no banco.
Descrição: na tabela apresentada na aba Espécies, espécie importada está tarjada em vermelho e com a informação "Não localizado" na coluna ID espécie.
Causas possíveis: o registro da espécie foi excluído do banco de dados do sistema. Isso ocorre quando uma espécie possui registros repetidos no banco, ou quando a atualização taxonômica da espécie exigiu que o registro fosse suprimido, para que um novo fosse cadastrado para a nova taxonomia.
Solução: solicite ao órgão que faça a correção do requerimento, incluindo o novo registro existente no banco do táxon equivalente.
Nenhuma Instalação registrada! / Nenhum Recinto registrado!
Tela da aba Instalações
Descrição: Nenhuma Instalação e/ou nenhum Recinto apresentado na aba Instalações do requerimento.
Causas possíveis:
- Nenhuma Instalação e/ou nenhum Recinto previamente cadastrados a partir da aba Instalações ou da aba Recintos do menu principal.
- Instalações e/ou recintos previamente cadastrados já estão em outros requerimentos.
Soluções:
- Cadastre instalações e recintos a partir das abas Instalações e/ou Recintos do menu principal.
- Caso instalações e recintos estejam em requerimentos não concluídos, acesse o requerimento e retire a seleção deles para que fiquem disponíveis par
- Caso as instalações e recintos estejam em requerimentos com Autorizações emitidas não será possível liberá-los. No caso de requerimento para ampliação ou reforme, é necessário gerar novo registro para esses recintos e/ou instalações a partir das abas do menu principal.
Alerta "Ocorrem problemas que não permitem a finalização da sua Autorização. Por favor verifique a lista de problemas abaixo para corrigi-los."
Tela da aba "Dados básicos" com alerta sobre impedimento para conclusão do requerimento
Descrição: Ao clicar em “requer análise” ou em “verificar problemas” o alerta "Ocorrem problemas que não permitem a finalização da sua Autorização. Por favor verifique a lista de problemas abaixo para corrigi-los".
Causas possíveis: O alerta indica que o requerimento foi preenchido de forma incompleta ou que existem pendências.
Solução:
- Verifique a descrição do problema mostrada na tabela.
- Retorne às abas relacionadas e proceda com as correções necessárias. Após correções, retorne à aba “dados básicos” e clique em “requerer análise” para prosseguir.
| Descrição do problema |
Providências |
|
Nenhuma Espécie de Manejo registrada
|
Verifique o item "Nenhuma espécie encontrada!..." |
Nenhuma Instalação ou Recinto registrado
|
Acesse a aba Instalações e selecione recintos e/ou instalações
|
| Nenhum anexo registrado |
Acesse a aba Anexo e cadastre os anexos necessários. |
|
|