Autorização de Instalação Página atualizada em 11 de agosto de 2025 às 10:10
|

| Operações | 
| Dúvidas frequentes |
|
| Aba Dados Básicos Tela da aba Dados Básicos - Selecione a finalidade do requerimento e preencha os demais campos.
- Clique em "
Atualizar Requerimento". - Alerta "Requerido!" indica os campos obrigatórios. Preencha-os para atualizar.
- Clique em
para prosseguir. - O requerimento será gravado no sistema e receberá um número de registro.
- Novas abas serão habilitadas para preenchimento. Preencha-as.
|
| Aba Espécies Mantenha no requerimento as espécies para as quais os recintos e instalações serão destinados Tela da aba espécies no requerimento de Autorização de Instalação - Confira a lista de espécies apresentada no requerimento. As espécies exibidas são importadas de Cadastros Prévios vigentes e emitidos antes do requerimento ser iniciado.
- Clique
para excluir espécies do requerimento. - Não é possível adicionar novas espécies ao requerimento.
| | Aba Instalações Selecione as instalações e os recintos para os quais deseja autorização para construir ou reformar Tela da aba Instalações - Na subaba Instalações, marque
as instalações a serem incluídas no requerimento. - Na subaba Recintos, marque
os recintos a serem incluídas no requerimento. - Clique "
Atualizar" para salvar a seleção.
Nota: Estarão disponíveis para seleção recintos e instalações previamente cadastrados a partir das abas Recintos e Instalações do menu principal; e que não tenham sido incluídos em requerimentos anteriores.
| | Aba Anexos Anexe a documentação relacionada à Autorização a ser requerida Tela de cadastro e carregamento de anexos
|
| Aba Documentos Tela da aba Documentos - Aba apenas para consulta. Não é necessário preencher qualquer informação.
- Esta aba apresenta informações sobre o documento emitido para o requerimento (quando for o caso).
- O documento pode ser emitido a partir da tela inicial da aba Requerimentos, clicando no botão
.
|
| Requerendo análise Após preenchido o requerimento, requeira análise pelo órgão (ou emita a Autorização, caso seja de emissão automática) Tela da aba dados básicos - Após preencher o requerimento, retorne à aba Dados Básicos.
- Clique "
Verificar problemas" para verificar informações faltantes. Solucione as pendências existentes para conseguir finalizar. - Clique "
Requerer análise". - Clique
para prosseguir. - O requerimento será submetido para análise pelo órgão ficará indisponível para alterações.
- Clique "
Retornar" para voltar à aba "Requerimentos". - O requerimento ficará disponível para consulta e acompanhamento na tela principal da aba "Requerimentos".
Notas: - Emissão automática: Requerimentos com o botão "
Finalizar" em substituição ao botão " Requerer Análise" terão a autorização emitida automaticamente após acionamento do botão. A autorização estará disponível para consulta e/ou impressão na aba Requerimentos, no ícone .
|
| "Nenhuma espécie encontrada!..." / Espécies não importadas Tela da aba Espécies, com mensagem Descrição: aba Espécies não importou qualquer espécie, ou não importou espécies de determinado Cadastro Prévio. Causas: - Não existem Cadastros Prévios emitidos de onde as espécies possam ser importadas.
- Os Cadastros Prévios emitidos estão fora do prazo de validade.
- O requerimento de Autorização de Instalação foi gerado no sistema em data anterior à emissão do Cadastro Prévio.
- O Cadastro Prévio foi emitido sem data de validade.
Solução: - No caso de não haver Cadastros Prévios emitidos, requeira e obtenha um. Após emissão do Cadastro Prévio, gere novo Requerimento de Autorização de Instalação.
- Caso o empreendimento possua Cadastros Prévios emitidos, verifique se estão válidos. Caso tenham vencido antes de iniciado o requerimento de Autorização de Instalação, requeira novo Cadastro Prévio. Após emissão do Cadastro Prévio, gere novo Requerimento de Autorização de Instalação.
- Caso o requerimento de Autorização de Instalação tenha sido iniciado antes da emissão do Cadastro Prévio, ele não importará as espécies. Nesse caso, inicie um novo requerimento de Autorização de Instalação.
- Caso o Cadastro Prévio tenha sido emitido sem data de validade, entre em contato com o órgão para correção.
|
| Espécie (ou táxon) em vermelho na aba Espécies Tela da aba Espécies. Em destaque, espécie não localizada no banco. Descrição: na tabela apresentada na aba Espécies, espécie importada está tarjada em vermelho e com a informação "Não localizado" na coluna ID espécie. Causas possíveis: o registro da espécie foi excluído do banco de dados do sistema. Isso ocorre quando uma espécie possui registros repetidos no banco, ou quando a atualização taxonômica da espécie exigiu que o registro fosse suprimido, para que um novo fosse cadastrado para a nova taxonomia. Solução: solicite ao órgão que faça a correção do requerimento, incluindo o novo registro existente no banco do táxon equivalente.
| | Nenhuma Instalação registrada! / Nenhum Recinto registrado! Tela da aba Instalações Descrição: Nenhuma Instalação e/ou nenhum Recinto apresentado na aba Instalações do requerimento. Causas possíveis: - Nenhuma Instalação e/ou nenhum Recinto previamente cadastrados a partir da aba Instalações ou da aba Recintos do menu principal.
- Instalações e/ou recintos previamente cadastrados já estão em outros requerimentos.
Soluções: - Cadastre instalações e recintos a partir das abas Instalações e/ou Recintos do menu principal.
- Caso instalações e recintos estejam em requerimentos não concluídos, acesse o requerimento e retire a seleção deles para que fiquem disponíveis par
- Caso as instalações e recintos estejam em requerimentos com Autorizações emitidas não será possível liberá-los. No caso de requerimento para ampliação ou reforme, é necessário gerar novo registro para esses recintos e/ou instalações a partir das abas do menu principal.
|
| Alerta "Ocorrem problemas que não permitem a finalização da sua Autorização. Por favor verifique a lista de problemas abaixo para corrigi-los." Tela da aba "Dados básicos" com alerta sobre impedimento para conclusão do requerimento Descrição: Ao clicar em “requer análise” ou em “verificar problemas” o alerta "Ocorrem problemas que não permitem a finalização da sua Autorização. Por favor verifique a lista de problemas abaixo para corrigi-los". Causas possíveis: O alerta indica que o requerimento foi preenchido de forma incompleta ou que existem pendências. Solução: - Verifique a descrição do problema mostrada na tabela.
- Retorne às abas relacionadas e proceda com as correções necessárias. Após correções, retorne à aba “dados básicos” e clique em “requerer análise” para prosseguir.
Descrição do problema | Providências | Nenhuma Espécie de Manejo registrada | Verifique o item "Nenhuma espécie encontrada!..." | Nenhuma Instalação ou Recinto registrado
| Acesse a aba Instalações e selecione recintos e/ou instalações
| Nenhum anexo registrado | Acesse a aba Anexo e cadastre os anexos necessários. |
| |
|