Cadastro Prévio Página atualizada em 08 de julho de 2025 às 16:37
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| Operações | 
| Dúvidas frequentes |
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| Aba Dados Básicos Tela da aba Dados Básicos - Selecione a finalidade do requerimento e preencha os demais campos.
- Clique em "
Atualizar Requerimento". - Alerta "Requerido!" indica os campos obrigatórios. Preencha-os para atualizar.
- Clique em
para prosseguir. - O requerimento será gravado no sistema e receberá um número de registro.
- Novas abas serão habilitadas para preenchimento. Preencha-as.
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| Aba Espécies Tela da aba Espécies - Selecione
Espécie. - Digite o nome da espécie desejada no campo ou selecione-o na lista que aparece.
- Clique “
Espécie” para adicionar a espécie ao Cadastro Prévio Inicial. - Obs. Empreendimento do tipo Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres - Cetras pode selecionar e adicionar qualquer nível taxonômico entre classe e espécie.
- A espécie adicionada será registrada em uma tabela.
- Adicione outras espécies repetindo o procedimento.
- Clique
para retirar alguma espécie adicionada.
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| Aba Anexos Tela de cadastro e carregamento de anexos
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| Aba Documentos Tela da aba Documento
- Aba apenas para consulta. Não é necessário preencher qualquer informação.
- Esta aba apresenta informações sobre o documento emitido para o requerimento (quando for o caso).
- O documento pode ser emitido a partir da tela inicial da aba Requerimentos, clicando no botão
.
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| Requerendo análise Tela da aba Dados Básicos - Após preencher o requerimento, retorne à aba Dados Básicos.
- Clique "
Verificar problemas" para verificar informações faltantes. Solucione as pendências existentes para conseguir finalizar. - Clique "
Requerer análise". - Clique
para prosseguir. - O requerimento será submetido para análise pelo órgão ficará indisponível para alterações.
- Clique "
Retornar" para voltar à aba "Requerimentos". - O requerimento ficará disponível para consulta e acompanhamento na tela principal da aba "Requerimentos".
Notas: - Emissão automática: Requerimentos com o botão "
Finalizar" em substituição ao botão " Requerer Análise" terão a autorização emitida automaticamente após o clique. A autorização estará disponível para consulta e/ou impressão na aba Requerimentos, no ícone .
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| Espécie não localizada (ou táxon não localizado) Espécie não localizada Descrição: Nome da espécie não aparece na lista apresentada ou nome da espécie aparece, mas campo não muda para a cor verde ao selecioná-la. Causas possíveis: - Erro de digitação no nome da espécie.
- Espécie digitada não consta no banco de dados do GEFAU.
- Espécie digitada ou selecionada está configurada como “não permitida” para o tipo de empreendimento cadastrado.
Soluções: - Verifique se o nome da espécie foi digitado corretamente.
- Consulte se a espécie consta no banco de dados do GEFAU. Clique em "
" à direita do campo. Na janela que abre, utilize os filtros para consulta para realizar uma busca com o nome da espécie. - Caso não encontre registro para a espécie no banco, verifique se consta algum sinônimo para ela.
- Em caso negativo, envie e-mail para o órgão e solicite a inclusão da espécie no banco de dados do GEFAU.
- Se a espécie consta no banco de dados, mas não pode ser selecionada, então ela está configurada como “não permitida” ao tipo de empreendimento. Nesse caso, não será possível incluí-la no requerimento.
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| Mensagem "Por favor, selecione uma espécie!" Mensagem Descrição: Ao clicar em “ Espécie” a mensagem “Por favor, selecione uma espécie!” é mostrada. Causas possíveis: - Nenhuma espécie selecionada no campo "Espécie".
- Espécie digitada não consta no banco de dados do GEFAU.
- Espécie digitada ou selecionada está configurada como “não permitida” para o tipo de empreendimento cadastrado.
Soluções: - Verifique se o nome da espécie foi digitado corretamente.
- Consulte se a espécie consta no banco de dados do GEFAU. Clique em "
" à direita do campo. Na janela que abre, utilize os filtros para consulta para realizar uma busca com o nome da espécie. - Caso não encontre registro para a espécie no banco, verifique se consta algum sinônimo para ela.
- Em caso negativo, envie e-mail para o órgão e solicite a inclusão da espécie no banco de dados do GEFAU.
- Se a espécie consta no banco de dados, mas não pode ser selecionada, então ela está configurada como “não permitida” ao tipo de empreendimento. Nesse caso, não será possível incluí-la no requerimento.
| | Alerta "Ocorrem problemas que não permitem a finalização da sua Autorização. Por favor verifique a lista de problemas abaixo para corrigi-los." Tela da aba "Dados básicos" com alerta sobre impedimento para conclusão do requerimento Descrição: Ao clicar em “requer análise” ou em “verificar problemas” o alerta "Ocorrem problemas que não permitem a finalização da sua Autorização. Por favor verifique a lista de problemas abaixo para corrigi-los". Causa: O alerta indica que o requerimento foi preenchido de forma incompleta. Solução: - Verifique a descrição do problema mostrada na tabela.
- Retorne às abas relacionadas e proceda com as correções necessárias. Após correções, retorne à aba “dados básicos” e clique em “requerer análise” para prosseguir.
Descrição do problema | Providências | Nenhuma espécie registrada | Acesse a aba Espécies e adicione espécies ao requerimento. | Nenhum anexo registrado | Acesse a aba Anexo e cadastre os anexos necessários. |
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