Acesso a empreendimento cadastrado Página atualizada em 08 de julho de 2025 às 16:01
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 | Operações |  | Dúvidas frequentes |
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| Acesso a empreendimento cadastrado Tela inicial do empreendimento após acesso - Faça login no Gefau, acesse "Empreendedor" no menu superior.
- Na página "Empreendedor", os empreendimentos estarão listados na tela.
- Clique
para acessar o empreendimento. - Na tela do empreendimento, navegue pelas abas do menu lateral de acordo com as operações que deseja realizar. Consulte os manuais de cada aba para orientações.
- No cabeçalho, informações sobre o empreendimento e a inscrição no Cadastro Técnico Federal do interessado. Clique "
Extrato" para emitir um arquivo .pdf com informações do empreendimento.
Nota: Para acessar um empreendimento cadastrado é necessário que usuário atenda os seguintes requisitos: - esteja cadastrado como usuário do sistema, com login e senha
- esteja cadastrado na equipe do empreendimento, com permissão de consulta (pelo menos)
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| Empreendimento não listado Descrição: O empreendimento não é listado na página do menu “Empreendedor”; ou apenas o formulário de cadastro de novo empreendimento é apresentado ao usuário. Causas possíveis: - Empreendimento não está cadastrado no GEFAU.
- Usuário não possui permissão de acesso ao empreendimento.
- Usuário não está cadastrado na "Equipe / Consultoria / Pessoas" do empreendimento, ou teve seu cadastro excluído.
Soluções: - Certifique-se de que empreendimento possui cadastro no GEFAU. Havendo dúvida, consulte o órgão, por e-mail.
- Solicite que outra pessoa com acesso ao empreendimento cadastre seu usuário na equipe do empreendimento.
- Caso seja a única pessoa da equipe com acesso ao empreendimento, solicite restauração do acesso ao órgão, por e-mail.
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| Acesso não autorizado Mensagem Descrição: Empreendimento é listado no menu “Empreendedor”, mas ao tentar acessá-lo, o usuário recebe a mensagem “Acesso Não Autorizado”. Causas possíveis: Usuário está cadastrado na aba "Equipe / Consultoria / Pessoas", porém sem permissão de consulta. Soluções: - Solicite que outra pessoa com acesso ao empreendimento habilite suas permissões.
- Caso não exista outra pessoa na equipe, solicite restauração do acesso ao órgão, por e-mail.
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| Não conseguimos validar o cadastro do empreendedor no Cadastro Técnico Federal Mensagem Descrição: Ao acessar o empreendimento cadastrado, uma mensagem sobre impossibilidade de validação do Cadastro Técnico Federal - CTF é mostrada. Causas possíveis: - Interessado e/ou responsável não estão inscritos no Cadastro Técnico Federal.
- Interessado do empreendimento no Gefau não é o mesmo inscrito no Cadastro Técnico Federal.
Soluções: - Clique em OK para prosseguir com a navegação. Apesar da mensagem, não há nenhuma "trava" relacionada.
- Verifique se empreendimento está sujeito à inscrição no Cadastro Técnico Federal.
- Em caso afirmativo, verifique se interessado está inscrito no Cadastro Técnico Federal. Verifique se a pessoa inscrita no CTF é a mesma que consta como interessado do empreendimento no GEFAU. Havendo divergência, proceda com a correção necessária.
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| Situação cadastral do CTF é "Suspenso para averiguações" Tela do empreendimento com informações sobre CTF no cabeçalho Descrição: Ao acessar o empreendimento, uma informação no cabeçalho acusa que Cadastro Técnico Federal (CTF) está "Suspenso para averiguações". Causas possíveis: - Situação do empreendimento está suspensa no CTF.
- Situação está regular, mas informação ainda não foi atualizada no GEFAU.
Soluções: - Verifique a inscrição do interessado junto ao Cadastro Técnico Federal. Resolva eventuais pendências (que geralmente ocorrem pela falta de entrega do relatório).
- Verifique se a pessoa inscrita no CTF é a mesma que consta como interessado do empreendimento no GEFAU. Havendo divergência, proceda com a correção necessária.
- Se não ocorrem problemas relacionados ao CTF, ignore a mensagem do cabeçalho no GEFAU e prossiga com a navegação.
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| Necessário informar as Coordenadas para Latitude e Longitude! Mensagem Descrição: Ao acessar o empreendimento, mensagem acusa necessidade de informar as coordenadas. Causas possíveis: Os campos Latitude e Longitude não foram preenchidos. Essa situação costuma ocorrer em cadastros antigos, gerados no sistema antes que os campos Latitude e Longitude fossem implementados na tela de cadastro. Soluções: Preencha os campos Latitude e Longitude. Em caso de dúvidas, consulte o manual da aba "Empreendimento".
| | As Coordenadas indicadas não correspondem ao Município do empreendimento Mensagem Descrição: Ao acessar o empreendimento, é mostrada a mensagem "As Coordenadas indicadas não correspondem ao Município do empreendimento". Causas possíveis: - Erro no preenchimento dos campos CEP ou Município;
- Ausência de sinal de negativo antes das coordenadas nos campos latitude e longitude;
- Preenchimento incompleto das coordenadas campos latitude e longitude;
- Ausência de preenchimento dos campos atitude e longitude.
Soluções: - Acesse aba Empreendimento para conferência de endereço e de coordenadas. Consulte o manual da aba Empreendimento para informações sobre atualização de dados cadastrais.
| | "Você tem confirmações pendentes"
Mensagem Descrição: Ao acessar o empreendimento, é mostrada a mensagem "Você tem confirmações de recebimentos pendentes. Verifique!". Isso ocorre quando não há confirmação de recebimento (ou não recebimento) dentro do prazo de validade da Autorização de Transporte ou da Autorização de Soltura que autorizou a transferência. Qualquer outra operação no empreendimento ficará bloqueada até que isso ocorra. Solução: Clique em na mensagem para prosseguir. Acesse aba Transferência para atualização das informações. Em caso de dúvidas, consulte o manual da aba Transferências. | |
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