As Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) são Unidades de Conservação legalmente instituídas, que constituem áreas naturais protegidas em terras privadas. As RPPN são criadas por ato voluntário, seja de pessoas físicas ou jurídicas, e em caráter perpétuo, com o objetivo de preservar os atributos naturais existentes em seus domínios.
 
Reconhecendo o valor inestimável destes territórios à conservação da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos paulistas, a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, por meio da Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade e da Fundação Florestal, em parceria com a Polícia Militar Ambiental e a Federação das Reservas Ecológicas Particulares do Estado de São Paulo (Frepesp), uniram esforços para a instituição do Plano de Apoio à Proteção das Reservas Particulares do Patrimônio Natural.

O Plano está regulamentado pela Resolução SMA 80/2015, como parte das iniciativas do Sistema Integrado de Monitoramento de Unidades de Conservação (SIM-RPPN). Em 2020, também como forma de apoio à proteção das RPPN foi realizada aproximação com os órgãos integrantes do Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Operação São Paulo Sem Fogo) a fim de aprimorar a dinâmica para diminuição de riscos de incêndio nestas áreas protegidas.