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Novo empreendimento
Página atualizada em 14 de julho de 2025 às 11:28 
 

 
   
Cadastro de novo empreendimento
Cadastre o empreendimento no tipo desejado, de acordo com a atividade que deseja desenvolver. A partir do empreendimento cadastrado podem se requeridas as autorizações para uso e manejo da fauna silvestre e/ou exótica.
 
 
 
Tela de cadastro de novo empreendimento
 
 
  • Faça login no Gefau e acesse o menu "Empreendedor".
  • Na página que abre, clique “ Novo” para abrir um formulário de cadastro de novo empreendimento.
  • A pessoa logada aparecerá como responsável. O empreendimento será criado em nome dessa pessoa. 
  • Selecione a categoria e o tipo de empreendimento.
  • Anexe a procuração (na ausência de uma, use os modelos sugeridos aqui). 
  • Preencha o nome do empreendimento. 
  • Preencha as informações de endereço e contato do empreendimento. Caso o empreendimento não possua logradouro, informe a quilometragem da rodovia mais próxima ou outro dado que permita a sua localização.
  • Preencha as coordenadas do endereço informado, no formato graus decimais. Utilize sinal negativo antes das coordenadas e vírgula em vez de ponto. Preencha cinco números após a vírgula. Faça uso do conversor, caso possua coordenadas no formato Graus, minutos, segundos.
  • Clique “  Cadastrar” para concluir.
    • Alerta "Requerido!" = campo obrigatório. Preencha para conseguir cadastrar. 
  • Clique  na mensagem para prosseguir.
  • Empreendimentos das categorias Fauna Silvestre em Cativeiro ou Fauna Silvestre Soltura serão direcionados ao preenchimento do Cadastro Prévio Inicial. 
  • Para empreendimentos das demais categorias, clique em " Finalizar".
  • Clique  para confirmar.
  • O usuário será direcionado ao empreendimento cadastrado.
 
 
Nota:
 
Não cadastre um empreendimento no Gefau na existência de um cadastro anterior para ele. Evite duplicidades, pois cadastros repetidos serão inutilizados. Em caso de dúvidas, entre em contato com o órgão.
 
 

 
 
Preenchendo o Cadastro Prévio inicial
Essa etapa é exclusiva de empreendimentos das categorias Fauna Silvestre Cativeiro e Fauna Silvestre Soltura
 
 
 
Tela do Cadastro Prévio inicial 
  
  • Selecione  Espécie.
  • Digite o nome da espécie desejada no campo ou selecione-o na lista que aparece.
  • Clique “ Espécie” para adicionar a espécie ao Cadastro Prévio Inicial. A espécie adicionada será registrada em uma tabela.
  • Repita, caso queira adicionar outras espécies.
  • Clique ,  caso queira retirar alguma espécie adicionada.
  • Após adicionar as espécies desejadas, clique " Emitir Cadastro Prévio".
  • Após carregamento, o Cadastro Prévio Inicial será emitido.
  • Clique " Finalizar" para concluir.
  • Clique  para prosseguir.
  • O usuário será direcionado ao empreendimento cadastrado.

 
Nota:
 
Empreendimento do tipo Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres - Cetras pode selecionar e adicionar qualquer nível taxonômico entre classe e espécie. 
 
 

 
 
Procuração
 
 
 
Por regra de sistema, é obrigatório anexar um arquivo para concluir o cadastro (mesmo que o empreendimento seja de pessoa física). Caso esteja em dúvida sobre o teor do documento, disponibilizamos modelos nesse link.
 
 

 
 
Preenchendo os campos Latitude e Longitude
Coordenadas obtidas a partir do Google Mapas (formato Graus decimais): 
  
 
 
Preenchendo os campos latitude e longitude com auxílio do Google Mapas 
 
 
  • Obtenha as coordenadas geográficas para a localidade a partir do Google Mapas (veja como aqui).
  • No formulário "Cadastro de Novo Empreendimento", digite as coordenadas obtidas nos campos latitude e longitude.
  • Utilize o sinal de negativo antes dos números e utilize vírgula em vez de ponto como separador decimal. Preencha cinco números após a vírgula.

 
Forma adequada de preenchimento dos campos
 
 

 
 
Preenchendo os campos Latitude e Longitude
Coordenadas obtidas a partir do Google Earth (formato Graus, minutos e segundos): 
 
 
 
Preenchendo os campos latitude e longitude com auxílio do Google Earth 
 
 
  • Obtenha as coordenadas geográficas para a localidade a partir do Google Earth (veja como aqui).
  • No formulário "Cadastro de Novo Empreendimento", clique .
  • No conversor, selecione a opção "GMS para Geográfica".
  • Digite as coordenadas à esquerda do conversor (nos campos Graus, Min e Seg) .
  • Clique  para converter as coordenadas.
  • As coordenadas serão convertidas para graus decimais e preenchidas nos campos.

 

  
 
Alerta "Entre -90 e 90" ou "Entre -180 e 180"
 
 
 
 
Alerta de erro no preenchimento das coordenadas
 
 
Descrição: Ao “colar” as coordenadas no campo latitude ou longitude, as informações são apagadas e um alerta vermelho é mostrado ao lado do campo.
 
 
Causas possíveis: Essa situação ocorre quando a coordenada é copiada do Google Mapas e colada no campo sem a substituição do separador decimal de ponto para vírgula.
  
 
Soluções: Ao invés de copiar e colar as coordenadas nos campos, digite-as. Lembre-se de utilizar o sinal de negativo antes das coordenadas e de utilizar vírgula ao invés de ponto.
  
 
 

 
 
Campo latitude/longitude não aceita mais de dois dígitos
 
 
 
 
Preenchimento incorreto das coordenadas 
 
 
Descrição: Após digitar os dois primeiros números no campo, não é possível inserir os demais. 
 
 
Causas possíveis: Ausência de vírgula como separador decimal.
 
 
Soluções: Após digitar os dois primeiros números da coordenada é obrigatório inserir uma vírgula. Caso tente adicionar um ponto ou um terceiro número, não será possível prosseguir. Utilize a vírgula para conseguir cadastrar o restante dos números que compõem a coordenada da latitude ou da longitude. 
 
 

 
 
Alerta "As Coordenadas indicadas não correspondem ao Município do empreendimento"
  
 
 
 
Mensagem
 
 
Descrição: Ao clicar em “Cadastrar”, surge a mensagem "As Coordenadas indicadas não correspondem ao Município do empreendimento".
 
 
Causas possíveis: Erro no preenchimento dos campos CEP ou Município; ausência de sinal de negativo antes das coordenadas nos campos Latitude e Longitude; preenchimento incompleto das coordenadas nos campos Latitude e Longitude.
 
 
Soluções:
  1. Confira se os campos relativos ao endereço do empreendimento estão corretamente preenchidos.
  2. Confira se as coordenadas foram preenchidas corretamente nos campos, conforme descrito no item “Preenchendo os campos Latitude e Longitude”.
 
 

 
 
O empreendimento não pode ser cadastrado. Por favor, entre em contato...
 
Mensagem
 
 
Descrição: Após clicar " Cadastrar" para concluir, a mensagem é mostrada na tela.
 
Causas possíveis: erro de preenchimento das coordenadas.
 
Soluções: verifique o preenchimento dos campos Latitude e Longitude. Preencha/corrija as informações conforme instruções desse manual.
 
 
 
 

 
 
Espécie não localizada
(ou táxon não localizado) 
 
 
 Espécie não localizada
 
 
Descrição: Nome da espécie não aparece na lista apresentada ou nome da espécie aparece, mas campo não muda para a cor verde ao selecioná-la. 
 
 
Causas possíveis:
  1. Erro de digitação no nome da espécie. 
  2. Espécie digitada não consta no banco de dados do Gefau.
  3. Espécie digitada ou selecionada está configurada como “não permitida” para o tipo de empreendimento cadastrado.
 
Soluções:
  1. Verifique se o nome da espécie foi digitado corretamente.
  2. Consulte se a espécie consta no banco de dados do Gefau. Clique em "" à direita do campo. Na janela que abre, utilize os filtros para consulta para realizar uma busca com o nome da espécie.
  3. Caso não encontre registro para a espécie no banco, verifique se consta algum sinônimo para ela.
  4. Em caso negativo, contate o órgão e solicite a inclusão da espécie no banco de dados do Gefau.
  5. Se a espécie consta no banco de dados, mas não pode ser selecionada, então ela está configurada como “não permitida” ao tipo de empreendimento. Nesse caso, não será possível incluí-la no requerimento.
 
 

 
 
Mensagem "Por favor, selecione uma espécie!"
 
 
 
Mensagem
 
 
Descrição: Ao clicar em “ Espécie” a mensagem “Por favor, selecione uma espécie!” é mostrada. 
 
 
Causas possíveis: 
  1. Nenhuma espécie selecionada no campo "Espécie".
  2. Espécie digitada não consta no banco de dados do Gefau.
  3. Espécie digitada ou selecionada está configurada como “não permitida” para o tipo de empreendimento cadastrado.
 
Soluções:
 
  1. Verifique se o nome da espécie foi digitado corretamente.
  2. Consulte se a espécie consta no banco de dados do Gefau. Clique em "" à direita do campo. Na janela que abre, utilize os filtros para consulta para realizar uma busca com o nome da espécie.
  3. Caso não encontre registro para a espécie no banco, verifique se consta algum sinônimo para ela.
  4. Em caso negativo, contate o órgão e solicite a inclusão da espécie no banco de dados do Gefau.
  5. Se a espécie consta no banco de dados, mas não pode ser selecionada, então ela está configurada como “não permitida” ao tipo de empreendimento. Nesse caso, não será possível incluí-la no requerimento.