Novo empreendimento Página atualizada em 14 de julho de 2025 às 11:28
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| Operações | 
| Dúvidas frequentes |
| | | | Cadastro de novo empreendimento Cadastre o empreendimento no tipo desejado, de acordo com a atividade que deseja desenvolver. A partir do empreendimento cadastrado podem se requeridas as autorizações para uso e manejo da fauna silvestre e/ou exótica.
Tela de cadastro de novo empreendimento Nota: Não cadastre um empreendimento no Gefau na existência de um cadastro anterior para ele. Evite duplicidades, pois cadastros repetidos serão inutilizados. Em caso de dúvidas, entre em contato com o órgão.
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| Preenchendo o Cadastro Prévio inicial Essa etapa é exclusiva de empreendimentos das categorias Fauna Silvestre Cativeiro e Fauna Silvestre Soltura Tela do Cadastro Prévio inicial - Selecione
Espécie. - Digite o nome da espécie desejada no campo ou selecione-o na lista que aparece.
- Clique “
Espécie” para adicionar a espécie ao Cadastro Prévio Inicial. A espécie adicionada será registrada em uma tabela. - Repita, caso queira adicionar outras espécies.
- Clique
, caso queira retirar alguma espécie adicionada. - Após adicionar as espécies desejadas, clique "
Emitir Cadastro Prévio". - Após carregamento, o Cadastro Prévio Inicial será emitido.
- Clique "
Finalizar" para concluir. - Clique
para prosseguir. - O usuário será direcionado ao empreendimento cadastrado.
Nota: Empreendimento do tipo Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres - Cetras pode selecionar e adicionar qualquer nível taxonômico entre classe e espécie.
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| Procuração Por regra de sistema, é obrigatório anexar um arquivo para concluir o cadastro (mesmo que o empreendimento seja de pessoa física). Caso esteja em dúvida sobre o teor do documento, disponibilizamos modelos nesse link.
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| Preenchendo os campos Latitude e Longitude Coordenadas obtidas a partir do Google Mapas (formato Graus decimais): Preenchendo os campos latitude e longitude com auxílio do Google Mapas - Obtenha as coordenadas geográficas para a localidade a partir do Google Mapas (veja como aqui).
- No formulário "Cadastro de Novo Empreendimento", digite as coordenadas obtidas nos campos latitude e longitude.
- Utilize o sinal de negativo antes dos números e utilize vírgula em vez de ponto como separador decimal. Preencha cinco números após a vírgula.
Forma adequada de preenchimento dos campos
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| Preenchendo os campos Latitude e Longitude Coordenadas obtidas a partir do Google Earth (formato Graus, minutos e segundos): Preenchendo os campos latitude e longitude com auxílio do Google Earth - Obtenha as coordenadas geográficas para a localidade a partir do Google Earth (veja como aqui).
- No formulário "Cadastro de Novo Empreendimento", clique
. - No conversor, selecione a opção "
GMS para Geográfica". - Digite as coordenadas à esquerda do conversor (nos campos Graus, Min e Seg) .
- Clique
para converter as coordenadas. - As coordenadas serão convertidas para graus decimais e preenchidas nos campos.
| | Alerta "Entre -90 e 90" ou "Entre -180 e 180" Alerta de erro no preenchimento das coordenadas Descrição: Ao “colar” as coordenadas no campo latitude ou longitude, as informações são apagadas e um alerta vermelho é mostrado ao lado do campo. Causas possíveis: Essa situação ocorre quando a coordenada é copiada do Google Mapas e colada no campo sem a substituição do separador decimal de ponto para vírgula. Soluções: Ao invés de copiar e colar as coordenadas nos campos, digite-as. Lembre-se de utilizar o sinal de negativo antes das coordenadas e de utilizar vírgula ao invés de ponto.
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| Campo latitude/longitude não aceita mais de dois dígitos Preenchimento incorreto das coordenadas Descrição: Após digitar os dois primeiros números no campo, não é possível inserir os demais. Causas possíveis: Ausência de vírgula como separador decimal. Soluções: Após digitar os dois primeiros números da coordenada é obrigatório inserir uma vírgula. Caso tente adicionar um ponto ou um terceiro número, não será possível prosseguir. Utilize a vírgula para conseguir cadastrar o restante dos números que compõem a coordenada da latitude ou da longitude.
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| Alerta "As Coordenadas indicadas não correspondem ao Município do empreendimento" Mensagem Descrição: Ao clicar em “Cadastrar”, surge a mensagem "As Coordenadas indicadas não correspondem ao Município do empreendimento". Causas possíveis: Erro no preenchimento dos campos CEP ou Município; ausência de sinal de negativo antes das coordenadas nos campos Latitude e Longitude; preenchimento incompleto das coordenadas nos campos Latitude e Longitude. Soluções: - Confira se os campos relativos ao endereço do empreendimento estão corretamente preenchidos.
- Confira se as coordenadas foram preenchidas corretamente nos campos, conforme descrito no item “Preenchendo os campos Latitude e Longitude”.
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| O empreendimento não pode ser cadastrado. Por favor, entre em contato...
Mensagem Descrição: Após clicar " Cadastrar" para concluir, a mensagem é mostrada na tela. Causas possíveis: erro de preenchimento das coordenadas. Soluções: verifique o preenchimento dos campos Latitude e Longitude. Preencha/corrija as informações conforme instruções desse manual.
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| Espécie não localizada (ou táxon não localizado) Espécie não localizada Descrição: Nome da espécie não aparece na lista apresentada ou nome da espécie aparece, mas campo não muda para a cor verde ao selecioná-la. Causas possíveis: - Erro de digitação no nome da espécie.
- Espécie digitada não consta no banco de dados do Gefau.
- Espécie digitada ou selecionada está configurada como “não permitida” para o tipo de empreendimento cadastrado.
Soluções: - Verifique se o nome da espécie foi digitado corretamente.
- Consulte se a espécie consta no banco de dados do Gefau. Clique em "
" à direita do campo. Na janela que abre, utilize os filtros para consulta para realizar uma busca com o nome da espécie. - Caso não encontre registro para a espécie no banco, verifique se consta algum sinônimo para ela.
- Em caso negativo, contate o órgão e solicite a inclusão da espécie no banco de dados do Gefau.
- Se a espécie consta no banco de dados, mas não pode ser selecionada, então ela está configurada como “não permitida” ao tipo de empreendimento. Nesse caso, não será possível incluí-la no requerimento.
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| Mensagem "Por favor, selecione uma espécie!" Mensagem Descrição: Ao clicar em “ Espécie” a mensagem “Por favor, selecione uma espécie!” é mostrada. Causas possíveis: - Nenhuma espécie selecionada no campo "Espécie".
- Espécie digitada não consta no banco de dados do Gefau.
- Espécie digitada ou selecionada está configurada como “não permitida” para o tipo de empreendimento cadastrado.
Soluções: - Verifique se o nome da espécie foi digitado corretamente.
- Consulte se a espécie consta no banco de dados do Gefau. Clique em "
" à direita do campo. Na janela que abre, utilize os filtros para consulta para realizar uma busca com o nome da espécie. - Caso não encontre registro para a espécie no banco, verifique se consta algum sinônimo para ela.
- Em caso negativo, contate o órgão e solicite a inclusão da espécie no banco de dados do Gefau.
- Se a espécie consta no banco de dados, mas não pode ser selecionada, então ela está configurada como “não permitida” ao tipo de empreendimento. Nesse caso, não será possível incluí-la no requerimento.
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