Cadastro de usuário e Login
 
  • Cadastre um usuário para que seja possível cadastrar um empreendimento.
  • É a partir do empreendimento cadastrado que podem ser preenchidos os requerimentos de autorização para a atividade desejada. 
 
 

 
  
Operações
  
 
Dúvidas frequentes
 
 
 
 
Cadastro de novo usuário (a partir de um CPF): 
   
   

  • Na página inicial do GEFAU, clique em "Cadastro de novo usuário".
 

 
  • Preencha o CPF a ser cadastrado.
  • Leia as instruções.
  • Marque " Declaro ter lido..."
  • Clique em " Iniciar o cadastro".
 

 
  • Preencha os campos.
  • Clique em " Finalizar".

 

 
  • Alerta Requerido!=campo obrigatório. Preencha-o para conseguir finalizar.
   
 
  • Clique em na mensagem.
  • Uma senha de acesso será enviada ao e-mail cadastrado.
   
 
  • E-mail com senha de acesso recebido pelo usuário.
  • Siga para a etapa de login.
   
 
 
 
Cadastro de novo usuário (a partir de um CNPJ): 
 
 

 
  • Na página inicial do GEFAU, clique em "Cadastro de novo usuário".
   

 
  • Preencha o CPF a ser cadastrado.
  • Leia as instruções.
  • Marque " Declaro ter lido..."
  • Clique em " Iniciar o cadastro".
 
   

 
  • Preencha os campos (conforme cadastro na Receita Federal).
  • Clique em "Submeter".
   

 
  • Alerta Requerido!=campo obrigatório. Preencha-o para conseguir submeter.
 
   

 
  • Preencha as informações do responsável.
  • Clique em " Finalizar"
   
 
  • Alerta Requerido!=campo obrigatório. Preencha-o para conseguir submeter.
 
   
 
  • Clique em na mensagem.
  • Uma senha de acesso será enviada ao e-mail cadastrado.
 
   

 
  • E-mail com senha de acesso recebido pelo usuário.
  • Siga para a etapa de login. 
   
 
 
 
Login 
Requisito: para login, é necessário ter usuário cadastrado no sistema.
   
   
 
  • Na página inicial do Gefau, clique em Login. 
   

 
  • Preencha usuário e senha.
  • Marque " Manter-me conectado", caso queira acessar sem login da próxima vez.
  • Clique em "Acesso" para logar.
   
 
  • O usuário será logado e seu nome mostrado no topo da página.
   
 
 
 
Redefinição/Recuperação de senha
   
 
  • Na página inicial do Gefau, clique em Login.
 
   

 
  • Clique em "Esqueceu a senha?"
 
   
 
  • Preencha o CPF/CNPJ do usuário.
  • Clique em "Enviar".
 
   
 
  • Um link de redefinição de senha será enviado ao e-mail do usuário.

   

 
  • E-mail com link de redefinição de senha recebido pelo usuário.

  
 
 
 
 
Usuário já cadastrado
 
 
 
Descrição:  Mensagem "Usuário já cadastrado!..." é mostrada ao clicar em "Iniciar cadastro" de um determinado CPF/CNPJ, na tela de cadastro de novo usuário.
 
 
 
 
 
 
Solução:
  • Faça login com CPF/CNPJ do usuário.
  • Caso não lembre a senha, proceda com a recuperação de senha.
  • Caso não reconheça o e-mail cadastrado, envie e-mail para semilsigam@sp.gov.br e solicite atualização de dados cadastrais. 
 
 

 
Senha inválida 
 
 
Descrição: ao digitar a senha na tela de login, usuário recebe alerta “Erro: Senha inválida!”.
 
 
 
 
 
Solução: 

 
 
 

 
Usuário inválido
 
 
Descrição: Mensagem "Usuário inválido" mostrada ao tentar login.
 
 
 
 
Causa possível: usuário não possui cadastro; usuário errou ao digitar CPF/CNPJ.
 
 
Solução:
  • Proceder com cadastro (se for o caso).
  • Tentar novo login atentando-se à digitação correta.
  • Caso nenhuma alternativa funcione, contate semilsigam@sp.gov.br.
 
 

 
E-mail com senha não recebido
 
 
Descrição: e-mail não recebido após conclusão de cadastro de usuário, ou tentativa de recuperação de senha.
 
 
Soluções: 
  • Verifique se o e-mail está na caixa de spam.
  • Tente a recuperação de senha, conforme manual.
  • Envie e-mail para semilsigam@sp.gov.br e solicite alteração de e-mail/senha.
 
 

 
E-mail desconhecido ou desatualizado
 
 
Descrição: e-mail informado na mensagem de recuperação de senha não é reconhecido, ou deixou de ser utilizado.
 
 
 
 
Solução: Envie pedido de alteração/atualização do e-mail para semilsigam@sp.gov.br
 
 
 
 

 
Atualização de cadastro de usuário
 
 
Solicite alteração/atualização de dados cadastrais pelo e-mail semilsigam@sp.gov.br. Informe o CPF ou o CNPJ do usuário e a atualização a ser realizada.
 
  
 


 
 Página atualizada em 29/05/2025